Combinação banheiro e celular não é boa e pode prejudicar a saúde

Início » Blog » Combinação banheiro e celular não é boa e pode prejudicar a saúde

O hábito de ler jornal, livro ou revista enquanto vai ao banheiro é antigo. Como o passar o tempo e a evolução da tecnologia, o companheiro das pessoas virou o telefone celular, que tem muito mais opções de entretenimento e pode fazer o usuário ficar ainda mais tempo sentado no vaso sanitário.

Esse hábito pode causas os problemas hemorroidários, como orienta Francisco César Carnevale, chefe de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio Libanês.

“Há um aumento da pressão intra-abdominal e, consequentemente, esta pressão é transmitida para a região da pelve, onde podem existir as hemorroidas, e vai fazer com que haja uma perda na sustentação daquelas veias e artérias que estão dentro do reto. E consequentemente pode acontecer as doenças hemorroidária”, diz o médico.

O cirurgião especialista em aparelho digestivo e proctologia, André Augusto Pinto, acrescenta que os problemas podem acontecer nas pessoas com tendências ou não às doenças hemorroidárias.

“Quem tem a tendência, porque tem intestino mais preso, fezes mais ressecadas, ou porque já tem alguma dilatação das veias, pode aumentar e piorar o quadro. Mas, mesmo para quem não tem nada, se o hábito de levar o celular no banheiro for uma coisa crônica, diária, por muito tempo, pode causar problema. Uma vez que essas veias vão dilatando aos pouquinhos e isso vai causar irritação, inflamação, dor e desconforto na hora de evacuar”, alerta o especialista da clínica Endovitta.

O médico explica que o hábito de usar celulares ou tablets pode ser ainda mais prejudicial para as crianças, a médio e longo prazos. “Essas crianças que ficam muito tempo sentadas no vaso, com o passar dos anos vão desenvolver problemas. Pode demorar um tempo e ser mais rápido ou mais tardio, mas vai demorar pelo menos de 10 a 15 anos, mas vai ter problema”, pontua André Augusto Pinto.

Não existe um tempo ideal para que a pessoa fique no banheiro, a orientação dos médicos é os pacientes respeitem a vontade natural do corpo e só vá evacuar nessa hora. Além disso, é importante evitar segurar e deixar para outra hora, porque os problemas podem agravar.

R7
11:30:01

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a