Com disparada de casos, Secretaria de Saúde altera local de funcionamento do Centro da Covid-19 em Presidente Epitácio

Início » Blog » Com disparada de casos, Secretaria de Saúde altera local de funcionamento do Centro da Covid-19 em Presidente Epitácio

O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 passará a funcionar, a partir desta segunda-feira (24), no prédio onde fica a sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no cruzamento das ruas São Luiz e São Paulo, em Presidente Epitácio (SP).

O serviço público será prestado à população de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.

Até então, o Centro da Covid-19 funcionava em um ambulatório anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua João Pessoa.

A medida foi adotada para dar conta do aumento na demanda de atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus.

Em apenas um dia, o número de pacientes em isolamento domiciliar diagnosticados com a doença saltou de 190 para 266, um aumento de 40%, entre a quinta-feira (20) e a sexta-feira (21).

“Infelizmente aqui em Presidente Epitácio a demanda por atendimento médico e testagem decorrentes da Covid ou da suspeita de Covid superou, negativamente, todas as expectativas, de modo que estamos vendo nessa retomada de contágio um pico tão alto quanto no auge da onda anterior, o que faz com que todas as cidades estejam passando por problemas de atendimento médico, seja pelo grande número de pacientes, seja porque muitos profissionais da saúde estão tendo de se afastar por terem testado positivo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José Carlos Botelho Tedesco.

Uma das provas disso, segundo ele, é que se mostrou aquém do necessário a estrutura montada para o Centro da Covid-19 reaberto no último dia 11 de janeiro.

Com o intuito de melhorar o atendimento ao público, seja diminuindo as filas ou proporcionando suporte mais rápido, a Prefeitura decidiu, conforme Tedesco, contratar mais profissionais da área da saúde (médico, enfermeiro e auxiliares), além de mudar o local de assistência.

“Os profissionais estão sendo recrutados e no decorrer da próxima semana deverão ser integrados à atual equipe”, salientou o secretário.

Quanto ao local, a Prefeitura concordou em adiar a retomada de algumas atividades sociais e cedeu novamente o prédio da sede do Cras para o funcionamento do Centro da Covid-19. Isso significa que, a partir da segunda-feira (24), o serviço voltará a funcionar onde atendia até novembro do ano passado, no cruzamento das ruas São Luiz e São Paulo.

“Para que essa nova estrutura possa render o necessário e minimizar os problemas, repetimos aqui que somente devem se dirigir ao Centro da Covid-19 pessoas com sintomas, pois somente estas, a critério dos médicos, serão testadas”, alertou Tedesco.

“Igualmente cabe lembrar que várias cidades já não têm mais testes rápidos, bem como muitos fornecedores já não dispõem mais deles para venda, sendo este mais um motivo para que não haja desperdício”, pontuou.

“Se o vírus ainda está por aí, e está, as precauções também devem continuar: saiu de casa, máscara na cara; álcool em gel ou sabonete para higienizar as mãos; distanciamento, fuja de aglomerações; e vacina no braço. A sua vida e a vida da sua família importam”, concluiu o secretário.

Presidente Epitácio já registrou, até esta sexta-feira (21), 123 mortes causadas pela Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico oficial. O município totalizou 13.224 notificações, 8.749 casos descartados e 3.850 pacientes recuperados. Em isolamento domiciliar, existem 266 casos ativos e outros 236 suspeitos.

Na quinta-feira (20), eram 13.006 notificações, 8.705 casos descartados e 3.795 pacientes recuperados. Em isolamento domiciliar, existiam 190 casos ativos e outros 193 suspeitos. O número de mortes era o mesmo, ou seja, 123.

G1/Prudente
10:38:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a