Climatério: saiba como identificar fase anterior à menopausa

Início » Blog » Climatério: saiba como identificar fase anterior à menopausa

A vida fértil da mulher é marcada por dois grandes momentos: a menarca (primeiro fluxo menstrual) e a menopausa (a última menstruação). Na reta final da fertilidade o corpo começa a apresentar diversos sinais devido ao início da falência ovariana. Essa fase é chamada de climatério.

— Ele corresponde ao período entre o final da fase reprodutora e a senilidade. Em geral, varia dos 40 aos 65 anos e, dentro dessa etapa, ocorre a menopausa definida com a interrupção permanente da menstruação, reconhecida após 12 meses consecutivos de amenorreia (ausência de menstruação) — explica Karina Tafner, ginecologista, obstetra e especialista em endocrinologia ginecológica.

O climatério é dividido em três fases: a pré-menopausa, a perimenopausa e a pós-menopausa. Caso os sintomas surjam antes dos 40 anos, considera-se precoce.

A entrada no climatério e posteriormente na menopausa pode trazer alguns desconfortos para as mulheres. Por isso, para algumas delas é recomendado um tratamento com reposição hormonal.

— O tratamento deve ocorrer no momento certo e precisa ser acompanhado por um médico ginecologista. O tratamento pode ser feito via oral, tópica (na pele) ou vaginal — afirma Fernanda Freire, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

O tratamento funciona como proteção contra a osteoporose e assegura uma melhor qualidade de vida para a mulher.

— No entanto, existem contraindicações que devem ser criteriosamente avaliadas como o aumento do risco de trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida — alerta Karina.

Extra
09:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a