Citricultura é destaque no agronegócio do Estado de São Paulo

Início » Blog » Citricultura é destaque no agronegócio do Estado de São Paulo

Em celebração ao Dia do Citricultor, comemorado na última segunda-feira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado destaca as várias iniciativas ligadas aos produtores de São Paulo. “O citricultor é apaixonado! Muitos saíram do setor por questões econômicas, mas muitas famílias continuam batalhando”, salienta Dirceu de Mattos Junior, diretor do IAC (Centro de Citricultura do Instituto Agronômico), vinculado à pasta.

Vale ressaltar que a data é lembrada desde 1969 no território paulista. Em 51 anos, o setor passou por grandes transformações e o citricultor viu a produtividade dos pomares dobrar, passando de menos de 20 toneladas, por hectare, para as atuais 40 toneladas.

Para cada uma das pressões vivenciadas ao longo das décadas, a ciência, em parceria com o setor de produção, gerou respostas que contribuíram para alavancar esse segmento econômico, que representa 54% da produção brasileira de frutas.

A ideia de Mattos é confirmada por quem cresceu nos pomares. Antonio Carlos Simoneti, citricultor e presidente da ABCM (Associação Brasileira de Citros de Mesa), trabalha nos pomares desde os seus sete anos.

“Ser citricultor é uma paixão, herdei de família e peguei gosto, tem momentos difíceis, tem momentos de glória, tem problemas com o clima”, conta o produtor, que, aos 42 anos, comenta que a próxima safra deverá ter perdas de 30% em razão da falta de chuva e de temperaturas elevadas, que impactam nas floradas e, consequentemente, no sabor do suco.

O Imparcial
10:50:30

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a