Cientistas poloneses encontram gene que dobra risco de Covid grave

Início » Blog » Cientistas poloneses encontram gene que dobra risco de Covid grave

Cientistas poloneses descobriram um gene que, segundo eles, dobra o risco de desenvolver quadros graves da Covid-19, uma descoberta que pode ajudar médicos a identificar as pessoas com maior risco de contrair a doença.

Com a hesitação em se vacinar se tornando o maior fator por trás das altas taxas de mortes nas regiões central e leste da Europa, pesquisadores esperam que identificar os que têm maior risco poderá incentivá-los a se vacinar e dar a eles acesso a opções de tratamento mais intensivas no caso de uma infecção.

“Após mais de um ano e meio de trabalho foi possível identificar um gene responsável pela predisposição a se tornar gravemente doente (com o coronavírus)”, disse o ministro da Saúde polonês, Adam Niedzielski. “Isso significa que no futuro poderemos identificar pessoas com a predisposição para sofrer de quadros graves da Covid.”

Os pesquisadores da Universidade Médica de Bialystok descobriram que o gene era o quarto mais importante fator para determinar o quão gravemente uma pessoa pode sofrer com a Covid-19, depois de idade, peso e gênero.

O gene está presente em cerca de 14% da população polonesa, em comparação com entre 8 e 9% da população europeia como um todo, e 27% da população da Índia, disse Marcin Moniuszko, professor encarregado do projeto.

Outros estudos também mostraram a importância de fatores genéticos sobre o desenvolvimento de quadros graves da Covid-19.

Em novembro, cientistas britânicos disseram que haviam identificado uma versão de um gene que pode estar associado com um risco dobrado de falência pulmonar por conta da Covid-19.

(Reportagem de Alan Charlish e Anna Wlodarczak-Semczuk)
16:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a