Cidades buscam saídas para evitar atrasos em pagamentos

Início » Blog » Cidades buscam saídas para evitar atrasos em pagamentos

Apertadas pela falta de dinheiro, prefeituras do interior de São Paulo, enfrentam dificuldades para pagar em dia até o 13.º salário dos funcionários. Em Ribeirão Preto, uma das principais cidades do interior, a prefeitura não conseguiu antecipar o pagamento total da primeira parcela, que era esperado no dia 25 de novembro. Apenas os funcionários da educação receberam a parcela no dia 29 de novembro. Conforme a prefeitura, o pagamento integral para os servidores da ativa será feito na véspera do Natal, dia 24.

Em Apiaí, no sudoeste paulista, a prefeitura pagou em dia o 13.º, mas está em atraso com 40% dos salários de outubro e ainda deve 100% do salário de novembro, que deveria ter sido depositado até o quinto dia útil deste mês. Segundo o vereador Anderson dos Santos (PSDB), a municipalidade descontou empréstimos consignados feitos pelos funcionários, mas não repassou aos bancos credores. “Os servidores estão sendo cobrados pelos bancos.” Procurada, a prefeitura não havia dado retorno até o encerramento da reportagem.

A prefeitura de Vinhedo, que aparece na lista dos municípios em dificuldade financeira, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está em dia com os salários, segundo a prefeitura. Vinhedo e outros municípios paulistas foram beneficiados pela antecipação do repasse de ICMS pelo Estado, que seria feito em janeiro de 2020, para dia 30 deste mês. “Tal medida contribuiu para o pagamento do 13.º salário e fechamento do ano das prefeituras, que sofrem com a arrecadação baixa e aumento na demanda de serviços”, disse o prefeito Jaime Cruz (PSDB), que preside o Conselho da Região Metropolitana de Campinas.

Campinas, que em 2018 atrasou o pagamento do 13.º salário, tem previsão de pagar a segunda parcela do abono no próximo dia 20, assim como o salário no dia 30, ambos com reajuste de 4,47%. “Este ano, a situação da prefeitura foi melhor que em 2018. Após uma série de medidas que foram tomadas pela administração municipal, foi possível fazer os pagamentos dos salários e das entidades parceiras rigorosamente em dia”, informou em nota.

Estadão Conteúdo
10:45:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a