Cidade da Criança é a nova morada das tartarugas-mordedoras

Início » Blog » Cidade da Criança é a nova morada das tartarugas-mordedoras
Foto: Weverson Nascimento

Recentemente, a Polícia Militar Ambiental recolheu duas tartarugas-mordedoras (chelydra serpentina) em Presidente Prudente, algo bem incomum, uma vez que a espécie é originária das Américas do Norte e Central. O animal chama a atenção principalmente pela força da sua mordida, que pode ser mais feroz que a de um leão. Após serem recolhidas, elas foram encaminhadas para o Hospital Veterinário da Cidade da Criança, onde atualmente recebem cuidados. Posteriormente, os animais serão alocados em um recinto similar ao habitat natural e ficarão disponíveis para visitação no zoológico do complexo.

A médica veterinária do Hospital Veterinário da Cidade da Criança, Erica Pellosi, explica que, assim como todo animal que chega ao hospital do complexo, as tartarugas passaram por exames que avaliaram o quadro de saúde de modo geral e, na sequência, foram encaminhadas para o recinto de quarentena, onde ainda permanecem.

Para receber a espécie chelydra serpentina, cuja força da sua mordida pode ultrapassar 600 quilos, uma equipe do hospital recebeu treinamento de manuseio e tratamento do animal, bem como orientações dos cuidados que devem ser tomados.

As tartarugas-mordedoras, segundo Erica, são animais onívoros, ou seja, podem alimentar-se tanto de animais quanto de plantas e algas. “A espécie não é natural do Brasil e, por isso, não pode ser solta para não ocasionar desequilíbrio ambiental na nossa fauna. As duas tartarugas que estão no Hospital Veterinário são passíveis de permanecerem em zoológico, uma vez que já foram criadas em cativeiros”, explica. “São animais semiaquáticos e, por isso, estamos criando um recinto para que elas tenham acesso a terra e a um lago”, acrescenta a médica ao dizer que todos os animais recepcionados no local são alocados em espaços de acordo com a espécie e as suas necessidades.

Mas, antes de irem para o zoológico do complexo, as duas tartarugas devem permanecer em quarentena sob os cuidados dos profissionais do Hospital Veterinário da Cidade da Criança.

O Imparcial
11:50:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a