Chá Verde Contra a Resistência a Antibióticos?

Início » Blog » Chá Verde Contra a Resistência a Antibióticos?

É incrível, mas parece que os cientistas não se cansam de fazer novas descobertas sobre o chá verde. Quase sempre este chá milenar aparece em estudos atuais, e as notícias são têm sido muito boas.

Dessa vez, a questão está centrada em um problema sério do mundo atual: a resistência a antibióticos. Com o uso exagerado e sem critério por parte das pessoas e a utilização também em animais criados para corte, acaba-se criando bactérias resistentes. Elas vão se reproduzindo, e o resultado são micro-organismos nocivos dos quais nenhum remédio dá conta.

Muito se tem pesquisado para encontrar uma solução, e parece que uma substância abundante no chá verde tem algumas respostas. Trata-se da epigalocatequina (EGCG), considerada a responsável por muitos dos efeitos benéficos do chá.

Chá verde e o combate a bactérias

Um estudo em especial, publicado no Journal of Medical Microbiology, mostrou como pesquisadores usaram a epigalocatequina para ajudar no combate à bactéria Pseudomonas aeruginosa, responsável por causar infecções respiratórias – e que tem aparecido cada vez mais resistente aos principais antibióticos.

O uso em conjunto da epigalocatequina com o antibiótico comumente usado para o tratamento desse tipo de infecção mostrou-se muito eficaz, exterminando mais bactérias do que qualquer outra forma de combate isolada. Segundo Jonathan Betts, um dos responsáveis pelo estudo:

A Organização Mundial da Saúde listou a Pseudomonas aeruginosa resistente a antibióticos como uma ameaça crítica à saúde humana. Mostramos que podemos eliminar com sucesso essas ameaças com o uso de produtos naturais, em combinação com antibióticos já em uso.”

A descoberta ainda está em estágios iniciais, mas já traz informações interessantes: a primeira é que se confirma como os caminhos naturais para o tratamento de doenças estão sendo cada vez mais explorados, mostrando-se viáveis e eficientes.

Em segundo lugar, vemos mais uma vez como as substâncias encontradas no chá verde são realmente poderosas e benéficas para a saúde. Portanto, que tal colocá-la no seu dia a dia como um hábito delicioso e saudável? Aqui no site você encontra outras notícias sobre esse incrível chá e receitas de smoothies para aproveitá-lo de formas diferentes. Um brinde e Supersaúde!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a