Carreta fará exames e mamografia e Papanicolau em Presidente Venceslau

Início » Blog » Carreta fará exames e mamografia e Papanicolau em Presidente Venceslau

A Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar dos dias 22 a 24 de janeiro exames de Mamografia e Papanicolau.

Segundo informações do Secretário Fernando Hamada, a carreta estará no município realizando os exames preventivos. O Papanicolau tem o propósito de diagnosticar precocemente lesões que antecedem o câncer de colo de útero e a mamografia é a melhor forma de detectar o câncer de mama.

Os agendamentos estão sendo feitos desde a última segunda-feira (06) no Centro de Saúde, no setor de Fichário das 9h às 17h. Para fazer o agendamento é necessário o resultado da última Mamografia e do último Papanicolau para preencher ficha com esses dados.

Já os documentos necessários para realização dos exames são: RG, CPF, Cartão  SUS e Comprovante de Endereço. A paciente deve levar a cópia dos documentos no dia em que for fazer os exames, as cópias podem ser todas em uma folha só. Caso a paciente for fazer Papanicolau e Mamografia são necessárias duas cópias de cada documento.

Para realizar o Papanicolau é preciso ter idade entre 25 e 64 anos, se não tiver um ano certinho do último exame não poderá realizar. Não ter relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame, não estar gestante, não usar pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes e não estar menstruada no dia do exame.

Já para a Mamografia deve-se ter entre 40 a 69 anos (dos 40 a 49 anos é realizado anualmente e dos 50 aos 69 anos deve realizar a cada dois anos). Não estar grávida ou amamentando, não ter realizado o exame em um período menos que um ano, não usar hidratante e/ou talco antes do exame e quem já faz tratamento de CA de Mama não podem fazer.

Cronograma:

Dia 22/01 (quarta-feira)
42 Mamografias
80 Papanicolau

Dia 23/01 (quinta-feira)
56 Mamografias
100 Papanicolau

Dia 24/01 (sexta-feira)
24 Mamografias
40 Papanicolau

Assessoria de Imprensa
10:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a