Canis do 8º Baep somam quase 2 mil apoios com cães

Início » Blog » Canis do 8º Baep somam quase 2 mil apoios com cães

No mês em que celebram aniversários de 30 e 37 anos, respectivamente, os canis do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Assis e Presidente Prudente divulgaram números referentes à produtividade desde a inauguração do batalhão, em 2019. Em pouco mais de dois anos, os grupamentos somaram quase 2 mil ações com apoio de cães de faro em diversas ocorrências em municípios da região oeste do Estado de São Paulo.

De acordo com o levantamento, houve 353 ocorrências de localizações de drogas, que resultaram em apreensões, sendo a maior parte de maconha, com 4.233 kg (4,2 toneladas); na sequência tem a cocaína, que somou 438,563 kg. “Nossa região tem um fluxo de veículos oriundos de outros países, uma rota caipira do tráfico de drogas. Tivemos que otimizar o adestramento dos nossos cães de uma forma mais operacional com relação ao combate ao tráfico”, afirma o sargento PM Joel de Godoi Bueno Júnior, comandante do Canil de Prudente.

Até meados dos anos 2000, o grupamento participava de ações cívicas, militares, e prestava apoio operacional. Mas, conforme o sargento, a partir do surgimento de novas tecnologias e novas formas de adestramento, foi possível incluir o cão de uma maneira “mais operacional do que já era”. Assim, também passou a trabalhar no combate ao crime organizado – período em que se aperfeiçoou a formação de cães farejadores. “Nossa quantidade de apoio era pequena. E com a formação do Baep, tivemos uma quantidade maior de efetivo, do emprego de cães, atuando junto a outras áreas de policiamento e instituições”, explica.

O Imparcial
09:45:02

Agropecuária-COnfiança-1