Astrônomos identificam nova classe de exoplanetas que poderiam conter vida

Início » Blog » Astrônomos identificam nova classe de exoplanetas que poderiam conter vida
Representação artística de um planeta Hycean Foto: Amanda Smith / Universidade de Cambridge

Astrônomos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, identificaram uma nova classe de exoplanetas que, embora difira bastante da Terra, poderiam conter vida. Para os pesquisadores, os resultados sugerem que seja possível detectar presença de seres vivos microbianos fora do nosso Sistema Solar nos próximos anos, como os que existem aqui em ambientes aquáticos extremos.

— Essencialmente, quando procuramos por essas várias assinaturas moleculares, nos concentramos em planetas semelhantes à Terra, que é um lugar razoável para começar — disse o líder da pesquisa Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia de Cambridge.

Por terem enormes oceanos cobertos por atmosferas ricas em hidrogênio, os planetas estudados, mais numerosos e observáveis do que planetas parecidos com o nosso, foram apelidados de Hycean, algo como “hiceânicos”.

— Os planetas Hycean abrem um caminho totalmente novo em nossa busca por vida em outro lugar — acrescentou Madhusudhan.

Por isso, os autores do estudo, publicado no periódico “The Astrophysical Journal” na última quinta-feira, acreditam que haja outros locais mais promissores para existir seres vivos.

Globo
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a