As praias mais limpas do Brasil

Início » Blog » As praias mais limpas do Brasil

Desenvolvimento Regional (MDR), cerca de 50% dos brasileiros ainda não possuem acesso adequado aos sistemas de esgoto. O fato relativo ao ano de 2020, reforça a ideia de que muitas praias brasileiras sofrem por conta de seus baixos níveis de balneabilidade, que mede a qualidade da água e se ela é própria para banho ou não.

Por conta da falta de monitoramento no âmbito nacional – apenas o CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) tem um mapa pobre em informações sobre o litoral de São Paulo – a Folha de S. Paulo possui um levantamento anual que monitora essas informações.

Esse estudo mostrou que desde 2016 o Brasil não avança em termos de limpeza de suas praias, e isso reflete diretamente no dado enterior de que o sistema de esgoto do país também sofre abandonado. Assim, a região Nordeste e o litoral do estado de São Paulo foram as únicas regiões que apresentaram melhoras em termos de qualidade de água.

Contudo, em 2021, o Brasil aumentou o número de praias certificadas com o selo internacional Bandeira Azul. Para receber essa certificação, são analisados aspectos relacionados a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, ecoturismo e responsabilidade social diante da região, que são comprovados pelo Ministério do Turismo.

CV
11:50:03

Agropecuária-COnfiança-1