Arrecadação de impostos municipais tem queda de 35,4% na região

Início » Blog » Arrecadação de impostos municipais tem queda de 35,4% na região

Os 53 municípios da região de Presidente Prudente, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, arrecadaram R$ 518.754.052,07 em impostos municipais, o que representa uma queda de 35,4% em relação ao mesmo período do ano anterior (2020), quando foram arrecadados R$ 803.228.504,36. Os dados são do portal Impostômetro, que considera os valores arrecadados a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

As arrecadações municipais informadas no portal são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados. Sobre este menor montante arrecadado pela região, o professor universitário e economista, Moisés Silva Martins, afirma que, de maneira geral, a pandemia trouxe ao consumidor formas de economizar e o fez pensar na redução do consumo.

“Como a região produz alimentos, a pandemia trouxe influência negativa na arrecadação. A pandemia foi um ponto negativo em tudo que foi setor”, pontua. “O período também influenciou negativamente os ‘mais pobres’ que deixaram de consumir, e, por consequência, houve uma redução na arrecadação”, acrescenta.

O economista também pontua que, no contexto global, os países irão levar aproximadamente 3 anos para atingirem certa recuperação diante dos reflexos da pandemia. Contudo, reforça que a região de Prudente, por se tratar de uma “produtora de alimentos”, irá se recuperar em menor tempo. “Acredito que dentro de um ano estaremos com sinais de recuperação”, enfatiza.

O Imparcial
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a