Antes de 80% de imunizados não é hora de tirar a máscara, diz infectologista

Início » Blog » Antes de 80% de imunizados não é hora de tirar a máscara, diz infectologista
Mulher de máscara (Foto/ Município de Santo Cristo-RS)

Da CNN
Cerca de três capitais e outras 14 cidades brasileiras já flexibilizaram o uso de máscaras em locais abertos, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Rio de Janeiro começou a liberação na quinta-feira (28) e foi a primeira capital brasileira a desobrigar o equipamento de proteção contra a Covid-19. O infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, afirmou neste sábado (30), porém, em entrevista à CNN, que ainda não é o momento adequado para que o uso da proteção seja facultativo no país.

“O ideal é que tenhamos pelo menos 80% das pessoas imunizadas, porque aí você tem a garantia de que o número de casos vai cair acentuadamente, uma vez que a transmissão diminui. Enquanto nós tivermos com o vírus circulando, podem aparecer novas variantes e isso aumentaria novamente o número de infectados.”

Boulos acredita que, neste momento, o Brasil está com uma imunidade “relativamente alta”, e que as flexibilizações poderiam começar dentro de um mês, desde que sejam feitas gradualmente.

“É provável que com mais 15 ou 20 dias, dentro de um mês, nós poderemos começar a liberar o uso de máscaras em ambiente externo. Mas, no ambiente interno, nós vamos ter que manter, porque o vírus continuará circulando, inclusive no ano que vem. A gente só tem garantia de tirar em ambiente fechado quando esse nível de vacinação [for atingido] e quando os índices epidemiológicos mostrarem que a diminuição está tão grande que será possível. Talvez ainda leve alguns meses para isso.”

17:57:32

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a