Alerta de golpe: estelionatários de olho em aposentados e pensionistas do INSS

Início » Blog » Alerta de golpe: estelionatários de olho em aposentados e pensionistas do INSS
Fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos Foto: Reprodução

De um lado do telefone está o aposentado ou o pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do outro uma voz sempre simpática e cordial informa a esse segurado que ele tem direito a receber valores atrasados do órgão. Em tempos de crise econômica, inflação e desemprego em alta, um dinheiro a mais cairia bem. Está lançada a isca de um dos quatro golpes que cada vez mais têm vitimado idosos. O alerta foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos.

Na esteira das ligações telefônicas, os aposentados têm enfrentado outras duas modalidades de assédio e fraude: a oferta de crédito consignado ou o golpe do cartão clonado. Nesta última modalidade, os estelionatários — após a confirmação dos dados bancários com o idoso, inclusive a senha — enviam um falso motoboy para a retirada do cartão do segurado. De posse da senha, eles realizam compras, saques e empréstimos indevidamente.

Acrescente à essa lista de fraudes as correspondências enviadas para os segurados como se uma “auditoria previdenciária” estivesse sendo realizada. Os golpista enviam links para uma suposta comprovação de vida, mas, na verdade, o objetivo é roubar os dados dos segurados.

Extra
11:40:20

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a