Advogada Nelyane Guariento, orienta a população sobre o novo “pente fino” do INSS.

Início » Blog » Advogada Nelyane Guariento, orienta a população sobre o novo “pente fino” do INSS.


Entrevista
ORIENTAÇÃO SOBRE O NOVO “PENTE FINO” DO INSS
Assunto para Nelyane Guariento

Nelyane, qual o objetivo deste chamado “pente fino” no Inss?
O “pente fino” do INSS, como é popularmente conhecido, busca encontrar dados desatualizados e/ou irregularidades a fim de suspender pagamentos de benefícios e aposentadorias.

Com a intenção de buscar irregularidades e/ou dados desatualizados dos beneficiários de aposentadorias, pensões ou benefícios relacionados a incapacidade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que realizará uma revisão individual nas documentações desses beneficiários.

Existe alguma data específica para o “pente fino” começar?
O “pente fino” do INSS, como é popularmente chamado, ainda não tem data para acontecer. A fiscalização do INSS não inclui os aposentados por invalidez ou pensionistas inválidos com mais de 60 anos, aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que tenham mais de 55 anos de idade, portadores de HIV/Aids, e segurados que recebem benefício previdenciário há mais de 10 anos.

E qual a orientação da advogada Nelyane Guariento, para este momento?
Orientamos que não é necessário agendar atendimento no INSS, pois nenhum benefício será suspenso de forma automática. O INSS notificará o segurado para que no prazo de 60 dias regularize sua situação junto à Previdência, sendo assim, é importante manter laudos e exames que comprovem a incapacidade para o trabalho sempre atualizados.

Por fim, a advogada, alerta que se o beneficiário receber qualquer mensagem ou whatsapp, não envie nenhum dado, fazendo isso apenas nos canais oficiais, portal MEU INSS, 135 da Previdência ou nas agências.


NELYANE CAROLINE DO AMARAL GUARIENTO
Advogada especializada e MBA em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
Facebook: @dranelyaneguariento. Instagram: @nelyaneguariento.
Endereço: Rua Djalma Dutra, nº 205 – Centro, Presidente Venceslau/SP, Telefone/WhatsApp: (18) 98115-6295.

15:06:29

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a