Os números de acidentes e mortes nas estradas federais caíram 10% no 1º semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Desde março, quando começou a pandemia de coronavírus, o volume de ocorrências está abaixo do ano passado, como mostram dados obtidos pelo G1 com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em janeiro e fevereiro, o patamar de acidentes estava mais alto comparado a 2019, porém, após as medidas de isolamento por causa da Covid-19, o cenário se inverteu — o mesmo aconteceu com os feridos em acidentes nas rodovias.
No caso das mortes, o volume estava praticamente estável em janeiro e fevereiro de 2020, comparando com o ano anterior, porém, ficou notadamente menor do que o ano passado a partir também de março.
Na análise apenas do atual ano, os acidentes declinaram a partir de março, com maior queda em abril, mas voltaram a subir em maio, quando as medidas de isolamento foram afrouxadas, e se estabilizaram em junho. As mortes tiveram a maior queda em abril, voltaram a subir em maio, e caíram novamente em junho.
Os números de feridos estão em queda desde fevereiro, porém, a baixa foi mais acentuada em abril; voltou a subir em maio e se estabilizou em junho.
Auto Esporte
09:50:20