Em tempos de coronavírus e com todos os esportes cancelados, recordar é viver. Pelo menos esta foi a alternativa encontrada pelos canais esportivos da TV paga, e algumas emissoras abertas, que substituíram há duas semanas a quantidade imensa de eventos ao vivo, quase 15 horas diárias, por acontecimentos históricos. Os bate-papos intermináveis sobre futebol, com mesas-redondas, táticas e desempenhos e que consumiam até dez horas por dia da programação, agora possuem um tamanho reduzido ou foram totalmente substituídos por eventos do passado, como jogos memoráveis de Copa do Mundo, lutas de boxe e competições que o torcedor não esquece. A TV faz uma volta ao passado para segurar a atenção dos torcedores e, ao mesmo tempo, oferecer um tipo de programação mais leve e que possa dar folga para quem está dentro de casa mantendo a importante quarentena e envolvido com o noticiário da covid-19.
O SporTV, dono de quase cinco mil eventos ao vivo por ano, distribuídos em seus três canais, tem agora como carro-chefe as grandes vitórias de Ayrton Senna. Morto em maio de 1994, o piloto completaria 60 anos no último dia 21. Perfis e os GPs do Brasil de 1991 e 1993, vencidos pelo astro em Interlagos, mesmo que com uma transmissão “amadora” perto do que temos atualmente, mas com um Galvão Bueno em grande forma, são um prato cheio para os fãs de um dos maiores ídolos da história do esporte e também da modalidade.
O canal esportivo do Grupo Globo também abusa dos direitos de transmissão que possui com o futebol e o UFC. Com a bola rolando, os fanáticos pelo esporte podem rever as finais da Copa Libertadores, dos campeonatos brasileiros e estaduais ocorridos há mais de 20 anos, com Edmundo, Romário e Juninho Pernambucano no Vasco; Gamarra, Rincón e Marcelinho atuando pelo Corinthians; Marcos, Evair e Roberto Carlos no comando do Palmeiras. Até o Flamengo atual, de Jorge Jesus, campeão de quase tudo, são algumas das atrações.
IstoÉ
09:10:03