Uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15), reconhece a situação de emergência em mais 20 municípios baianos, em razão das chuvas intensas na região. O total chega a 51 cidades e mais de 220 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. Onze morreram.
Os novos municípios são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda.
Em outra portaria, também publicada no Diário Oficial de hoje, a secretaria torna sem efeito o reconhecimento da situação de emergência em Anagé, Canavieiras, Itapetinga, Marcionílio Souza e Santanópolis. Segundo o ato, a medida leva em conta retificação feita pelo decreto estadual.
A população ainda tenta fazer a limpeza das casas tomadas pela água e lama. Nas ruas, há pilhas de móveis e objetos que viraram entulho.
“Não tenho cama para deitar, perdi fogão, perdi praticamente tudo”, diz a moradora à Record TV.
Dona Arlinda, de 74 anos, vê os cômodos vazios na casa e não sabe como recomeçar: “Nem a comida tem para comer, nada, nada, nem um pacote de pó de café ficou”.
R7
11:40:02