A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, o Cohabão, em Presidente Prudente, começou a receber nesta sexta-feira (12) pacientes nos 15 leitos de suporte respiratório.
Ao longo do dia foram transferidos para o local pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da zona norte e do Ana Jacinta, que estavam com quadros leves e moderados de Covid-19, sem necessidade de intubação.
Segundo a Prefeitura, ao surgir uma vaga hospitalar, o paciente que estiver nesses leitos será imediatamente transferido para o serviço de referência.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta que, durante o período de atendimento aos 15 leitos, o Pronto Atendimento (PA) do Cohabão será suspenso, porém os atendimentos prestados pela UBS continuarão normalmente.
No período noturno e fins de semana, a população deve dirigir-se aos outros pontos de atendimento de emergência, que são as UPAs da zona norte e do Ana Jacinta e o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Santana.
Neste período emergencial, o pronto atendimento odontológico será realizado no PA do Jardim Santana, das 19h às 23h de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 7h às 19h.
A criação dos leitos de suporte respiratório foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura, a Câmara Municipal e a iniciativa privada. Foram adquiridos mais de 1 mil itens, entre insumos e equipamentos necessários para viabilizar os atendimentos, como respiradores, bombas de infusão, leitos, cobertores, suportes de soro, circuladores de ar, aparelhos de ar-condicionado, entre outros.
G1/Prudente
09:35:02