82 presos são recapturados após fuga durante rebelião no Pemano em Tremembé

Início » Blog » 82 presos são recapturados após fuga durante rebelião no Pemano em Tremembé

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os 82 fugitivos foram recapturados após a rebelião no presídio Dr. Edgard Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé (SP). A SAP informou que faz a contagem para saber o número exato de fugitivos.

Os presos do Pemano fizeram uma rebelião nesta segunda-feira (16) após a suspensão da saída temporária por prevenção ao coronavírus. O tumulto começou no fim da tarde quando a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) divulgou a suspensão do benefício previsto para esta terça-feira (17).

Detentos de outros presídios no estado também fizeram motins após a decisão. Segundo a SAP, pelo menos 834 presos fugiram de quatro unidades prisionais do estado de São Paulo durante rebeliões. 429 foram recapturados até as 8h55 desta terça-feira (17).

No presídio em Tremembé, presos queimaram colchões e depredaram a unidade. Durante a rebelião, presos fugiram da unidade pulando grades e muros. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado para intervir na unidade e a situação foi controlada ainda na noite de segunda.

O Pemano é um presídio destinado a detentos em regime semiaberto, quando o preso pode deixar a unidade para trabalhar e estudar e um período e retorna para dormir na unidade. Por causa da configuração da unidade, como centro de progressão de pena, não há muralha ou segurança armada.

“A permanência do preso semiaberto é muito mais por educação de regime do que por contenção. Todas as unidades estão operando dentro da normalidade, de acordo com as normas de disciplina”, informou.

G1
11:45:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a