3ª dose da vacina é aplicada em 413,7 mil pessoas da região

Início » Blog » 3ª dose da vacina é aplicada em 413,7 mil pessoas da região

O Vacinômetro, ferramenta digital desenvolvida pelo governo paulista em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), consta que nos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, até às 10h02 desta terça-feira, 778.118 pessoas haviam sido vacinadas com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19 em uso no Brasil e, destas, 709.064 receberam a segunda dose necessária para a imunização, e 413.722 a terceira dose, anunciada como um reforço pelo Ministério da Saúde. O sistema também consta que 19.876 moradores do oeste paulista receberam o imunizante de dose única.

De acordo com a última norma técnica da pasta federal, o reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo dos quatro meses após a segunda aplicação. Além disso, o ministério reitera a importância de se completar o ciclo vacinal e pede àqueles que tomaram apenas a primeira dose para retornarem aos postos de vacinação.

Conforme as orientações emitidas pela Secovid (Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. “A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço”.

Inicialmente destinada a ser de aplicação única, a vacina da Janssen também deverá ser reforçada. Quem a recebeu entre dois e seis meses atrás pode comparecer ao posto de saúde para a segunda dose. Nesse caso, o imunizante utilizado deverá ser do mesmo fabricante.

O Imparcial
09:08:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a