18 barragens da Vale em Minas Gerais vão ter que passar por intervenção, diz Ministério Público

Início » Blog » 18 barragens da Vale em Minas Gerais vão ter que passar por intervenção, diz Ministério Público

Dezoito de 31 barragens que estão em situação de emergência no estado terão que passar por algum tipo de intervenção preventiva devido às fortes chuvas das últimas semanas, de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Todas as estruturas são da Vale.

O MPMG e o governo de Minas solicitaram, no dia 11 de janeiro, que as mineradoras Vale, ArcelorMittal e Minérios Nacional S/A informassem a situação das 31 barragens em 24 horas. Os dados foram enviados pelas empresas no dia 12.

A análise, realizada pelo Ministério Público e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), identificou que 18 estruturas da Vale “apresentam ocorrências que devem ser tratadas para evitar prejuízos no funcionamento”.

Três delas estão em nível 3 de emergência (Sul Superior, B3/B4, e Forquilha III). No entanto, segundo o MPMG, elas não sofreram danos diretos, “apenas foram enfrentadas dificuldades de acesso às estruturas pela empresa”.

No caso dessas barragens, estão sendo solicitadas medidas para o tratamento dos processos erosivos nos entornos e para a garantia da manutenção.

“As graves chuvas afetaram diversas estruturas que necessitarão de contínuo e rigoroso acompanhamento por parte dos órgãos de comando e controle. A partir das informações recebidas, serão exigidas das empresas todas as medidas técnicas possíveis e necessárias para garantir a segurança das estruturas”, afirmou o promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

A Vale será notificada via ofício para que medidas de mitigação sejam adotadas.

G1
17:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a