Quarta votação mantém impasse em eleição de presidente da Itália

Início » Blog » Quarta votação mantém impasse em eleição de presidente da Itália

Após quatro dias de votações, permanece o impasse na eleição para presidente da Itália, enquanto os partidos do governo de Mario Draghi ainda negociam para tentar encontrar um nome de consenso.

Assim como nos três anteriores, o quarto escrutínio no Parlamento terminou sem vencedor, já que nenhum candidato conseguiu atingir o número mínimo de 505 votos necessário para chegar ao Palácio do Quirinale.

Nas três primeiras votações, era exigida a maioria qualificada de dois terços (673 de um total de 1.009), mas a redução do piso não foi suficiente para determinar um vencedor.

Com a apuração concluída, o candidato mais votado é o atual presidente da República, Sergio Mattarella, com 166 votos, mas o jurista não quer ser reeleito e já até iniciou sua mudança para um apartamento em Roma.

Em seguida aparece o magistrado Nino Di Matteo (56), conhecido por liderar inquéritos contra a Cosa Nostra, a máfia siciliana.

Como ainda não há acordo entre os partidos do governo de união nacional encabeçado por Draghi, as principais legendas do país recomendaram que suas bancadas votassem em branco, no caso da esquerda, ou a se abstivessem, no caso da direita.

Apenas o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), principal força no Parlamento, deu liberdade de consciência para seus membros.

O colégio eleitoral é formado por 630 deputados, 321 senadores e 58 delegados regionais, e a próxima votação está marcada para esta sexta-feira (28).

A princípio, o Parlamento fará votações diárias até que haja um vencedor.

Ansa
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a