Mudança de critério para transferência surpreende agentes penintenciários

Início » Blog » Mudança de critério para transferência surpreende agentes penintenciários

Vários agentes penitenciários da SAP incritos na lista de transferência para o novo CDP de Caiuá, região oeste de São Paulo, ficaram surpresos com a publicação da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) hoje no Diário Oficial. Conforme a informação, a portaria prejudica todos os funcionários que trabalham há vários anos longe de casa, bloqueando o direito de transferência para próximo de seus lares

Conforme a informação que recebemos, a lista de transferência funcionava da seguinte forma, LPT (Lista Prioritária de Transferência), para todos os funcionários que eram inscritos em alguma unidade já existente na cidade, preenchendo assim as vagas da nova unidade com essa lista existente.(Lista transparente)

Hoje foi publicado um outro tipo de lista, LPTE (Lista Prioritária de Transferência Especial) podendo assim se incluir o nome de qualquer funcionário que não esteja inscrito na lista LPT, provocando injustiça e falta de transparência para realmente tem necessidade e esperava a oportunidade para ser transferido.

Nota da redação
O CDP2 de Caiuá deverá ser inaugurado no mês que vem. Sabemos da angústia de muitos agentes penitenciários que se encontram longe e querem voltar para a região e esperavam esta oportunidade de criação de um outro presídio na região. Falamos com uma autoridade, que citou para a nossa redação de que a Lista Prioritária de Transferência Especial vai observar os detalhes de proximidade de residência dos agentes. Não entendemos até que ponto isto vai funcionar. O certo é que a informação divulgada hoje no Diário Oficial causou apreensão nos meios dos funcionários interessados, e até agora não temos uma resposta correta para o assunto. O que não se pode no entanto, é fugir das regras do que é correto e prometido, para transformar o momento numa troca de favores políticos. Esperamos que isso não aconteça neste caso. 

20:48:49

54 respostas

  1. Lastimavel o que estão fazendo com nos agentes, a SAP brincando com nós. Todas unidades novas foi por LPT agora de ultima hora muda. Pai de familia como esplicar isso pra esposa e filhos?!

    1. Todas? Apenas Lavinia e Pacaembu né. Sempre foi LPTE pra unidade nova, mudaram os critérios recentemente e agora voltaram a fazer o certo.

  2. Toninho lembra ai por favor que cerca de 150 famílias estão sendo prejudicadas de ontem pra hoje após essa mudança de critérios. Visando um único interesse o político.

  3. Na realidade o que esta ocorrendo é a volta para como funcionava antes. Todos podiam se inscrever para uma nova unidade, como foi praticado em alguns casos aquele que trabalha a anos pelo fato de atuar na região tinha seu direito a concorrer a transferência ignorado. O que correto é ter uma lista única independente da região que a pessoa trabalhe e que leve em consideração o tempo de trabalho do servidor.

  4. Eu sou um dos prejudicados por esta mudança repentina e suspeita. Desde que tomei posse como agente penitenciário a mais de 5 anos , coloquei meu nome na lista LPT para caiuá, que é transparente e acessível a todos no site da SAP, e venho trabalhando em uma unidade a 550km da minha cidade (Presidente Prudente) e aguardando minha tão sonhada transferência para perto de minha família, porém agora de modo ardiloso, sorrateiro e a bel-prazer nitidamente para beneficiar poucos, fora publicado do DOE de 23/10/19 que agora tudo mudou, vão fazer uma LPTE, onde até quem trabalha na unidade ao lado da nova que está prestes a inaugurar pode por o nome e ocupar a vaga de um servidor que se encontra longe de sua familia há muitos anos e que devidamente estava inscrito na LPT. É una vergonha como tratam os mais de 200 servidores e suas famílias, ceifaram nossos sonhos, nos tratam como números sem importância, nossas famílias estão desesperadas.

    1. São 5 anos de sistema e preocupado com a LPTE?
      Se você tem esse tempo de unidade sabe muito bem que a LPTE protagoniza tempo de sistema e que as remoções sempre foram feitas nessa ordem:
      Lpte -> Lpt -> Escolha de vaga.
      Dai criaram moda em 2017 e ficou:
      Escolha de vaga -> Lpt -> Lpte
      Só que ai deu problema!
      Muitos que escolheram vaga, após alguns dias, foram transferidos por Lpt, isto é, duas remoções em menos de 1 mês e as unidades da região metropolitana continuou sem funcionário.

      Por isso que voltar como era antes é o critério mais coerente.

  5. Não existe impedimentos para ninguém, todos podem concorrer a transferência.

    1. Lpte ESPECIAL é justa pois todos concorrem e tem preferencia quem tem residencia e mais tempo de servico, e lembrando que pra 1 funça do lado querer se increver pra caiua ele vai, mas na vaga dele a SAP vai repor o primeiro da LPT!!!!! E assim sucessivamente, agora tres agentes serao beneficiados, agora do modo que fizeram em lavinia e pacaembu foi lpt onde so 2 agentes foi beneficiados, e eu com 11 anos esperando chegar perto de cas, nao pude, com explicar que funça com 2 anos de sistema passou na frente de quem tem mais tempo, coloquem na balança…..

  6. Nossa que sacanagem! Mais por mim não dá nada, estou na P1 há 10 anos trampando na ADM, sendo peixe tudo fica mais fácil. Conselho, levem a família e esqueçam o Velho Oeste.

  7. Estou a mais de 13 anos em São Paulo, e com essa mudança, na lista já existente de LPTR, Tem agente de Caiuá, P2 de Venceslau, Maraba Paulista, e uns 17 de Dracena, 11 de Tupi, e tantos outros. E 125 Agentes que estão em São Paulo, não vão conseguir o sonho de voltar pra Venceslau, manobra politica. Porque não coloca metade regional e metade lpt que já existe.

    1. Se vc tem 13 anos de serviço pode ter certeza que vc virá embora e para outros tera vagas para todas as unidades que vc citou, uma observação é que muitos servidores estão a 17, 18 anos também aguardando pacientemente acabar de chegar em casa e todos também trilharam esse caminho de ir para Capital e outras localidades e aguardarem sua vez de trabalhar na cidade onde reside, esses não podem ter esse direito ignorado.

  8. Lastimável isso!
    Porque que a SAP não adotou os mesmos critérios em outras unidades que inaugurou a tão pouco tempo, o que se entende por isso, quais seriam as regras?
    Com tantos agentes longe de casa a mais de seis anos ausente dos familiares esperando a tanto tempo por essa LPT .
    Não podemos deixar acontecer vamos atrás do que é direito nosso.

  9. Verdade. Era isso mesmo que estava prestes a escrever. Parabéns pelo pensamento, ninguém será impedido, é só se inscrever… Dificilmente alguém que não é da região vai pedir para ser transferido… Ou vai? Não adianta querer agora fazer barulho, vamos respeitar a decisão, desde muito tempo sabemos que, todas as vezes que vai se inaugurar uma unidade faz-se primeiro a LPTE… Não estou entendendo por que agora querem mudar… Vamos torcer para que muitos venham se aposentarem e outras unidades serem feitas…

  10. Mas será que tem tanta gente assim que nao esteja na LPT querendo vir pra Caiuá? Agora ,se a tal LPT foi criada pela própria SAP,com publicação em DO e tudo,realmente não pode ser alterada ao bel prazer de alguns.Mandado de segurança.

    1. Lembe-se que a LPT existente é para a Unidade I de Caiuá e não para a Unidade II. eu quero ir pra II, não pra I, posso?

  11. Sou de Venceslau estou desde 2008 em São Paulo vim de mala e cuia trouxe minha namorada e hoje é minha esposa, vim com uma mão na frente e outra atrás eu e ela, esses 11 anos vi poucos fazerem isso, meter a cara, porém respeito a decisão de cada um, agora não tem como eu dizer que é injustiça porque a LPTE sempre existiu, e pra beneficiar os antigos, to vendo antigo de 5 anos aí ficar revoltado estou a 11 em São Paulo na msm unidade, 600km de Venceslau, mas com a LPTE se um cara de Dracena tiver 11anos e 1 dia a mais que eu eu vai e eu fico, onde está a injustiça ? O cara pagou 1 dia de veneno a mais que eu, merecido ele ir embora!

    1. Todo mundo sabe que o principal critério da SAP foi nunca ter critério algum, sempre foi jogo de política, porque agora ia ser diferente? Apesar de acreditar que o mais justo seria lista única… Temos que aceitar e fazer o que sempre fizemos… Nada.

  12. Fácil falar que todos podem se inscrever ! Difícil vai ser conseguir a vaga!

  13. Como as pessoas são egoístas.. só querem ver o próprio umbigo.. qdo estão desempregadas… loucas por um trabalho.. Vão pra pqp pra trabalhar.. sabendo dos riscos de ficar longe da família (por opção), tendo a opção tbm de levar ela consigo.. mas novamente só olha pra si mesmo.. existe pessoas já mais de dez anos longe de sua cidade ( de sua família não, não sejam hipócritas, pois mtos estão a cada 15 dias perto delas)… maaasssss não vê isso positivo.. não vê q hj tem um trampo.. São inocentes.. não sabiam da distância.. não sabia q existe LPT.. LPTE.. por favor!!! Não seja ignorantes vendo a si mesmo.. se um está a 5.. e outro 11.. pq vc tem mais mérito do q ele? Pq vc está numa lista? E se hj ele quer por o nome dele.. eai? Pq ele não pode? Sejam realistas!!!!

  14. Eu sou agente penitenciario a 9 anos estava escrito na lpt de pacaembu por causa de informaçoes que a propria secretaria passou para os agentes penitenciarios, por meios de sindicato, em reunioes tirei o meu nome por ficar mais proximo de casa ,,,,como fica minha familia meu filho que tem 6 anos de idade,,, se tivesse transparencia teria ido para pacaembu,,,,,mi sinto indiguinado, prejudicado como outros agentes que esta na mesma situaçao minha…..oque vou fazer…..agora….passar o resto da minha vida tomando controlado……psicotropico…….ou não to aguentando mais essa situção por favor , se alguem puder nos ajudar serei muito grato….por favor ajuda-nos…..estou desesperado com essa situação …..ate breve …..sem palavras….

  15. Se vier Agentes de Dracena ou Marabá para Caiuá, vão precisar de pessoas para suprir a vaga destes que foram beneficiados pela LPTE. Daí aqueles que estão longe de casa terão a oportunidade de ficar mais próximos sendo transferidos para uma Unidade da região. Depois é só aguardar a sua vez.

    1. O grande problema meu Amigo é quem trabalha aqui na região e esta a algum tempo trabalhando na SAP e viaja a muito tempo também, vinha sendo punido por não ter o direito de acabar de chegar em casa. Estou a 17 anos na SAP, fiquei 4 anos na Capital, e estou a 13 anos viajando para trabalhar. Acho correto a LPTE, assim quem está a muitos anos acaba de chegar em casa, quem está longe vem para mais perto e aguarda sua vez de chegar em casa.

  16. Só complementado Toninho Moré em resumo a pratica anterior era abrir a LPTE para novas unidades Prisionais não só para nossa região como para todo Estado, ninguém fica em impedido de concorrer a vaga, no ano passado ai sim por questões politicas adotou a pratica de se inaugurar unidades Prisionais somente com funcionários da LPT prejudicando o direito de concorrer a transferência de outros funcionários, funcionários com mais antiguidade eram punidos pelo fato de não poderem concorrer. Com a LPTE quem trabalha na região poder a vir para Caiuá e quem está em outra localidade poderá vir para o interior e aguardar sua vez de vir definitivamente para sua casa assim como muitos aqui do interior aguardaram.

  17. Só espero que alguém não tenha a brilhante idéia de construir mais presidios…tipo vereadores(a)

  18. Eder Decarli vai sonhando que voce vai para caiua com apenas 13 anos em uma unidade kkkkkkk quero ver voce depois que sair essa classificaçao e vc ver que vc com seus 13 anos ficou em 200 e poucos na classificaçao nao se esqueca dos dinossauros de w2 de dracena e maraba , boa sorte guerreiro

    1. Ninguém foi obrigado a fazer o concurso.
      Escolhas envolvem perdas, simples!

  19. Vamos falar a verdade, fiquei 5 anos fora e estou há 15 em PV. ASP VI, sexta parte, adicional noturno e 100% do pró labore de chefia incorporado. O guarda é uma das categorias mais egoístas que existem. Hoje no auge dos meus 42 anos faria tudo diferente, esqueçam PV (eu mesmo me arrependi de voltar), pensem e ficar numa unidade tranquila e em uma cidade que proporcione um trabalho para esposa, educação para os filhos e um futuro melhor para toda família. Voltar para PV é castigo, pensem em progredir longe daqui. Um abraço e sabedoria aos amigos.

    1. Tenho tudo o que vc citou como “progredir” aqui em PV…pra mim nunca foi castigo,pelo contrario,dou graças a Deus por morar com qualidade de vida em uma cidade otima e segura. Agora,uma vez frustrado,sempre frustrado né colega?

      1. Frustrado? 8500 bruto e 7200 liquido. O que eu tentei explicar gente boa, é que nossa cidade não é Estocolmo ou Copenhague. Explica para mim o que é qualidade de vida para vc? Precisa de médico vai em Prudente, quer fazer compras vai em Prudente, o filho quer fazer faculdade vai para onde? Prudente. Mais se vc esta feliz em tomar tereré na praça seja feliz. A única coisa que cresce em Venceslau é o cemitério. Boa tarde.

        1. Parece ,colega,que vc ainda não vive em um mundo globalizado onde até Estocolmo ou Copenhague ficam logo alí..,quanto mais Prudente.Meu filho tá na Inglaterra estudando e morre de saudades de tomar tereré na praça, Tem coisa que não tem preço,entende?E vc com esse dinheirão todokkkkk quer crescer mais pra quê? Vai pra Itu cara.

          1. Se eu estivesse na Inglaterra vivendo de sub emprego viajando de classe econômica, também sentiria saudades daqui. Sabe cara vc é um grande babaca, quiz passar uma experiência para rapaziada e vc mordeu a chumbada. Por pessoas limitadas como vc que o sistema é essa droga. E por falar em “dinheirão” seu trouxa essa não é e nunca foi minha única fonte de renda. Pode xingar a vontade não perderei tempo com gentinha como vc.

  20. “Venceslauense atento” porque tanta ira? Não conseguiu passar no concurso da nossa queria “mãe cadeia”? Os 3 mil inicial mais o vale coxinha estão lhe fazendo falta? Ou vc é visita de malandro?

    1. Não não, sou empresário e ando muito bem, por sinal, estudei para não ter patrão e ninguém mandando em mim, tenho certeza que se juntar a renda da sua casa e elevar a 3 potência, não da o valor do meu Pro Labore!

      O que eu quis dizer foi, quem entrou na chuva é pra se molhar.

      Fez o concurso, aguente as consequências, ou proteste diretamente com aquele almofadinha do Governador Dória.

      Dorme com essa Joaquim Teixeira!

  21. A se eu fosse amigo do deputado que é amigo do vereador que é amigo do amigo rsrrsrss asp probatorio de paulo de faria foi para caiua 2 chegou primeiro que os antigoes , ahaa se essa secretaria fosse seria e estivesse uma investigaçao para ver os amigos dos amigos

  22. Lamentável o descaso dessa secretaria a 8 anos esperando para voltar pra casa e em cima da hora resolvem mudar o critério da transferência para favorecer alguns que verginha.

  23. Todos querendo voltar para casa, mas quem será o mais prejudicado? Aquele que rodar 50…80..100. km e estar todo dia em casa, ou aquele que está a 600km e não poder estar todo dia em casa? Muita gente ao meu ver já está em casa todo dia, e os que estão longe por ex na Capital? Deixem o egoísmo de lado! Não tem cadeia para todos em todas as cidades, todos terão que de certa forma viajar. Espero que seja revisto essa decisão da Secretaria e seja mantido a LPT.

  24. Tenho 32 anos de PI de Laus, para conhecimento partir dos anos 88,89 e 90, quando começaram as construção das unidades em nossa região e todo interior do estado.
    No entando a SAP_ começou a contratar uma media de 800 a 1100 funcionários, anos, agora estes funcionários ja estão com 30 anos de serviço. Ou seja ja podem aposentar ou então 20 anos e 10 em carteira CLT.
    Só para entender a ?SAP terá uma média de 500 a 800 funcionários aposentando por ano, então meus irmão todos conseguiram ser transferidos.

  25. Acho que o critério antiguidade/merecimento mais justo. Não acho que um simples nome na lista seja um critério justo.
    Em outras carreiras já é assim (militar)… vocês não querem ser polícia?

  26. Eu gostaria de saber o motivo de tanta reclamação, é proibido quem está na LPT se inscrever na LPTE?

  27. Sobre a lpte de caiua nao seria o caso de unirmos forças e todos os asp colocarem o nome pra la, imagina a força que temos, mais de 30 mil no estado, se todos colocarem o nome vai virar uma bagunça la no DHRU que vao repensar sobre o assunto nas proximas listas, acabei de protocolar minha inscricao, nao quero ir pra caiua,mas em solidariedade aos companheiros meu nome esta la.

  28. Cala comecei compla com os China em sam paulo e não to compleendendo nada que vcs falam, mas asso que vão embola os calas da lista pliolitalia especial, galela palem de bligalem

  29. A galera do LPTE NÃO que são cerca de 400 guardas, entraram com uma ação judicial 1 dia atrás, o legal de tudo isso que são mais ou menos 160 vagas pra Caiuá, 400 guardas pleiteando as vagas, e 20 guardas trincaram com os R$15.000 da ação! Que conta mais doida.
    Vou fazer Kumon, alguém sabe se a Professora Sr Aiko está em PV ? A melhor professora de matemática que conheci.
    Tchau obrigado!

  30. Em qualquer carreira, inclusive juízes e promotores é utilizado o critério de antiguidade para ser removido. O Sr. Secretário está de parabéns, colocando ordem nessa bagunça chamada SAP. Essa transferência vai valorizar todo o trabalho de vários agentes que estão aguardando a transferência para a região Oeste a pelo menos uma década. Não vejo injustiça nisso. O secretário está utilizando um critério e quando se tem critério, meu amigo, se tem justiça! Não é um simples nome na lista que te faz qualificado pra ser transferido. Entre na fila, respeite os guardas que estão há muitos anos nessa batalha, a sua vez também vai chegar!
    Quanto a ação, ESTOU TRANQUILO AQUI,VÃO PERDER! O critério quem determina é a administração, está dentre os poderes da Administração.Ninguém tem medo de ação. O juiz só vai chancelar o que é justo. Só esperando o dia 27! Ele vai chegar para coroar a luta desses guerreiros.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a