UE abre investigação formal contra rede social X por ‘conteúdo ilegal’

Início » Blog » UE abre investigação formal contra rede social X por ‘conteúdo ilegal’
Bruxelas anuncia uma “investigação formal” contra a rede social X (ex-Twitter) por supostas violações das regras europeias sobre moderação e transparência de conteúdos – AFP/Arquivos

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (18) a abertura de uma “investigação formal” contra a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, por supostas violações das regras de moderação de conteúdo e transparência – relacionadas às publicações sobre o ataque do Hamas em Israel.

Pela primeira vez, a Comissão decidiu lançar uma investigação formal com base na nova Lei de Serviços Digitais (DSA, em inglês), adotada em agosto pela União Europeia (UE), à qual regula as operações das plataformas digitais no território europeu.

“A abertura de uma investigação formal hoje contra a X mostra que acabaram-se os dias em que as grandes plataformas on-line se comportavam como se fossem grandes demais para se preocupar com as regras”, afirmou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, responsável pelos assuntos digitais.

“Lançaremos uma investigação aprofundada sobre o cumprimento por parte da X das obrigações da DSA, no que diz respeito ao combate à disseminação e amplificação de conteúdos ilegais e desinformação na UE”, acrescentou. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a