O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje a imposição de tarifas extras de 100% contra todos os produtos da China, reabrindo a guerra comercial entre as duas superpotências. Nas redes sociais, ele explicou que a medida é uma resposta à decisão de Pequim de colocar restrições para suas próprias exportações de produtos chineses ao mundo.
O americano ainda indicou que, a partir de novembro, vai impedir a venda de qualquer software dos EUA considerado como estratégicos para o mercado da China. O anúncio do presidente ocorreu horas após ele ameaçar impor “um aumento maciço” nas tarifas sobre as importações chinesas, em retaliação aos novos controles que a China impôs às exportações de terras raras.
Atualmente, cerca de 70% do fornecimento global de minerais de terras raras vem da China. Nos EUA, os minerais são essenciais para indústrias de alta tecnologia, incluindo automóveis, defesa e semicondutores. Na prática, a medida chinesa iria encarecer a produção americana.
O governo da China estabeleceu que empresas estrangeiras terão de obter uma licença para retirar do país produtos que contenham mais de 0,1% de terras raras provenientes da China ou que sejam fabricados com tecnologia chinesa de extração, refino, fabricação de ímãs ou reciclagem. UOL










