TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032

Início » Blog » TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve, na quinta-feira, 4, a inelegibilidade do empresário Pablo Marçal (PRTB) por oito anos por uso indevido dos meios de comunicação. A Corte também confirmou a multa de R$ 420 mil aplicada por descumprimento de ordem judicial durante a campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Por outro lado, os desembargadores afastaram condenações impostas em primeira instância por captação e gastos ilícitos de recursos e abuso de poder econômico. O empresário ainda pode recorrer da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esta última decisão é considerada decisiva porque, em outro processo julgado anteriormente, o tribunal eleitoral havia revertido uma condenação que tornava Marçal inelegível.

O julgamento acabou com placar de 4 votos a 3. A maioria dos magistrados acompanhou o relator do caso, o juiz Claudio José Langroiva Pereira, que votou por manter a condenação apenas pelo uso indevido dos meios de comunicação social, argumento que sustenta a inelegibilidade do empresário até 2032.

Votaram a favor os magistrados Rogério Luis Adolfo Cury e Roberto Maia. A divergência ocorreu com o voto do juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, que foi acompanhado pela juíza Maria Domitila Prado Manssur e pelo desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Júnior. O presidente do TRE-SP, o desembargador Silmar Fernandes, desempatou o julgamento favorável à inelegibilidade.

Por meio de nota, Pablo Marçal afirmou que o placar demonstra que não houve consenso dentro do tribunal sobre a sentença. “Em uma decisão por um único voto de diferença fica claro que há mais dúvida do que certeza. No TSE deve prevalecer a lógica jurídica e essa situação será revertida”, emendou.

Já o presidente nacional do PRTB, Amauri Pinho, e o advogado do partido, Bruno Pena, entenderam que “inexiste gravidade suficiente para gerar a inelegibilidade” de Marçal, e destacaram que a decisão deve ser “reformada” no TSE. IE

 

POSTO PAJÉ IA normal
HOTEL ARLEI banner ia
Restaurante Arlei
PADARIA SALUSTIANO anúncio de entrada
16. Farmais
26-06 -Planos E
7. Vale
Otica Canto do olho ia
8. Agropecuaria-Confiante
9. JV-MOTORS-vermelho
11. interação
12. todo-dia
19. Edcar
art
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
a5d5d742-7f04-4a02-aeab-e928aaeb1ba5
Sonic tela ia
BETOMIX-ia
Cooperótica
Hidrocalhas
pizzaria tremendão
quitanda
77ac6ac0-9338-40d8-a882-a781b93d4485
SM-ARTEFATOS-DE-CIMENTO-entrada
triunfal.png
Blog do Toninho redes sociais ia