Sugestão para a criação de um Hospital de Campanha na região

Início » Blog » Sugestão para a criação de um Hospital de Campanha na região

Desde ontem aumentou a preocupação com a situação de contágio da Pandemia do Coronavírus nos presídios da região. A presença de dois presos internados no mesmo dia na UTI da Santa Casa sobe a temperatura do assunto nas penitenciárias. As notícias que rondam em torno do assunto contágio são várias.

A SAP – Secretaria de Assuntos Penitenciários, tem sustentado a notícia de que se encontra tudo bem nos presídios e todas as providências para conter contágio nos presos e também nos funcionários estão sendo tomadas dentro das normas de restrição prescritas pelos sistemas de saúde.

Parentes de presos falam ao contrário e ontem foi feito nota no portal UOL demonstrando que a situação pode se agravar ainda mais, pois existe um espaço de silêncio entre autoridades e familiares dos detentos, conforme cartas que presos enviam aos seus parentes. Também há a questão dos funcionários, que ficam quietos quando perguntados sobre a situação.

No lado da sociedade, casos das cidades que têm presídios, há preocupação do contágio em série, o que pode comprometer UTIs. Hoje, no entanto, recebi a sugestão de uma leitora, Ednéia Pereira, para que os prefeitos peçam para o governo do estado a instalação urgente de um Hospital de Campanha na região, que seria apenas para receber os presos que estão necessitando de tratamento para o Covid-19. Não deixa se ser uma opção viável e que vem de encontro com as necessidades do momento, afinal temos mais de 40 presídios ao nosso redor.

Também recebi informação do prefeito Duran de que ele solicitou junto à CROESTE a instalação de pelo menos cinco respiradores em cada presídio e para que todos os servidores façam testes de detecção permitindo assim o tratamento precoce e isolamento. São vários fatores que envolvem esta questão e as autoridades estão sendo alertadas sobre o assunto.

12:23:16

5 respostas

  1. Com o advento do pacote anti crime, a lei de execução penal foi alterada. Agora a inclusão de presos ligados a facções criminosas no RDD passou a ser obrigatoriamente em presídios federais. Sendo assim o CRP de Presidente Bernardes se transformou num elefante branco. Não seria uma ótima ideia transforma-lo em um hospital penitenciário?

    Vantagens: 1) Baixo custo, pois o prédio já existe. 2) A população em geral seria beneficiada, deixando de dividir ambiente hospitalar com presos. 3) Não seria necessário um contingente policial cercando as imediações da Santa Casa, esses policiais continuariam no seu trabalho de polícia ostensiva servindo a população.

    O que falta? R: Interesse político.

  2. Bem fazem os que ficam quietos fugindo da celeuma daquele que falou isso e daquele que falou aquilo.O que se tem que ter no momento é bom senso para criar soluções práticas que venham sanar ou ao menos minimizar os impactos da crise ora presente e que sejam boas para todos. Falar até papagaio fala e se ficarmos dando ouvidos a tudo o que se fala daqui a pouco corremos o risco de vermos até anjos perfilados tocando suas harpas msm pq a imaginação popular voa…e como voa. “Boca fechada não entra mosquito”.

  3. Nao adianta ter respiradores nas Penitenciarias se nao tem medicos. Isso seria perda de tempo. As Penitenciarias estao refens dos poucos medicos que tem, pois eles tem que cumprir uma carga horária que os impede por exemplo de ter uma renda extra atendendo nos consultórios ou clinicaa/ hospitais fora dos Presidios . Acontece que esses medicos acabam trabalhando sem voltade por nao ter uma valorização ou uma flexibilizacao na carga horaria. Dai vemos muutos casos de presos indo ser atendidos no Pronto Socorro por coisas simples que poderiam ser resolvidos na propria Unidade por Seus medicos. Achei uma excelente ideia do Pacato Cidadão. A SAP poderia equipar o Hospital de Custodia do CRP com UTI, e pagar uma extra para os medicos das Unidades da região para fazer Plantao la. Ai com esse incentivo A mais acabaria o problema de falta de medicos nas Unidades.

  4. Excelente ideia Pacato cidadão. Porém os médicos que por ventura fossem trabalhar neste hospital penitenciário, não poderiam ser os médicos da SAP, pois o quadro desses profissionais está totalmente deficitário, principalmente devido ao salário baixíssimo que a SAP paga, desmotivando os médicos, onde muitos exoneraram. Resumindo, não haveria médicos pra trabalhar nesse possível futuro hospital. Talvez o que poderia ser feito, seria os médicos da Prefeitura ou do Estado fazerem plantão nesse hospital penitenciário. Mas francamente, não consigo ver vontade política pra isso!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a