Região entrega 6,11% acima do máximo de declarações do IR previsto pela Receita

Início » Blog » Região entrega 6,11% acima do máximo de declarações do IR previsto pela Receita
Soma de declarações nos 53 municípios da região chegou a 188.263 demonstrativos
Soma de declarações nos 53 municípios da região chegou a 188.263 demonstrativos

Terminou nesta quarta-feira, às 23h59, o prazo para a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) de 2023. No oeste paulista, a soma de declarações em 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo chegou a 188.263 demonstrativos, ou seja, 6,11% superior ao máximo de entregas previsto pelo Leão em âmbito regional, que era de 177.418 declarações referentes ao ano-base 2022.

Todas as cidades da região superaram o teto previsto pelo Fisco. Em Presidente Prudente, por exemplo, foram realizadas 62.247 declarações, 3,11% acima do limite previsto pela Receita, que era de 60.372 demonstrativos.

Perdeu o prazo com o Leão?

De acordo com o governo federal, se você não entregou a Declaração do IRPF dentro do prazo, deverá entregar o documento para ser “abocanhado no bolso” pelo Leão. Está prevista uma multa por atraso que tem o valor mínimo de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do valor do imposto devido. Quem não fizer a declaração, estará sujeito ao lançamento de ofício por parte da Receita Federal.

Caiu na malha?

De acordo a Receita Federal, é possível realizar correções nas declarações que foram retidas. O Fisco ressalta a importância de estimular um número maior de pessoas a fazerem a retificação de suas declarações de forma espontânea, especialmente aquelas que tiveram sua declaração retida em malha.

Para o Leão, essa medida evita a necessidade de notificações ou lançamentos de ofício por parte da Receita. Além disso, o processo de retificação pode ser realizado de maneira rápida e conveniente pela internet.

O governo indica que, para cair na malha fiscal da Receita Federal, algum dos dados apresentados em sua declaração está inconsistente. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando as informações repassadas por você e por terceiros não batem. O contribuinte também pode ter cometido algum erro no preenchimento ou deixou de informar algum dado.

O Imparcial
09:50:02

Agropecuária-COnfiança-1