Primeiro encontro bilateral de Lula no Japão será realizado nesta sexta-feira

Início » Blog » Primeiro encontro bilateral de Lula no Japão será realizado nesta sexta-feira
Lula e Janja durante chegada a Hiroshima, no Japão
Lula e Janja durante chegada a Hiroshima, no Japão RICARDO STUCKERT / PR / 18.05.2023

No Japão para participar da cúpula do G7, grupo que reúne as maiores economias mundiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará ao menos sete encontros bilaterais com chefes de Estado. As reuniões começarão com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, nesta sexta-feira (19). Lula desembarcou na cidade de Hiroshima nesta quinta (18).

Neste sábado (20), às 8h45, o presidente terá um encontro com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Foi ele que, na posição de presidente temporário do G7 e anfitrião do evento, convidou Lula para participar da cúpula, durante um telefonema no início de abril. Às 10h, Lula fará a terceira reunião bilateral da viagem, ao se reunir com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Após o almoço, às 15h, os líderes do G7 e os dos oito países convidados (Brasil, Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã) e de organizações internacionais farão a primeira sessão de trabalho da cúpula, com o tema “Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises”. Às 17h55, Lula fará mais uma reunião bilateral, desta vez com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Em seguida, às 18h25, vai ocorrer a segunda sessão de trabalho com os participantes da cúpula, com o tema “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”. O último compromisso do sábado será às 20h, quando o presidente brasileiro vai se reunir com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

R7
09:50:03

Agropecuária-COnfiança-1