
Comentando

A IMPORTÂNCIA DE UM AME NA CIDADE
Dias atrás conversei com um rapaz que trabalha no sistema de triagem para pessoas que precisam de tratamento de saúde numa cidade próxima de Presidente Prudente. Como nos conhecemos há tempos, o diálogo passou por vários assuntos, até chegar no do trabalho de cada um. Quando disse que estava nesta área de saúde, me perguntou como se encontrava o projeto de implantação do AME em Presidente Venceslau. Falei tudo o que estava acontecendo para ele e depois o ouvi.
Ele disse que na cidade em que mora, todos torcem demais para que o AME seja instalado em Presidente Venceslau, pois as pessoas daquela cidade sofrem com a alta demanda regional que vem do extremo oeste, cidades como Presidente Epitácio, Caiuá, Marabá, Piquerobi e Santo Anastácio para o AME de Presidente Prudente, atrasando as consultas e causando problemas diversos.
Como saúde é algo muito sério, chega a ser desesperador a espera individual de quem está em dúvida com o que vem acontecendo com o seu corpo. É angustiante não só para o doente, mas para todas as pessoas que estão à sua volta. Por isso, o governo precisa olhar com mais cuidado a este detalhe. Uma informação cotidiana desta, vinda de um funcionário de triagem de outra cidade, considerada distante de Presidente Venceslau, demonstra a necessidade urgente da criação do AME em Presidente Venceslau, para qual, dispomos de uma situação geográfica privilegiada, ou seja distante 36 quilômetros de Presidente Epitácio, 45 de Mirante do Paranapanema, 30 de Marabá Paulista, e 15 de Caiuá e Piquerobi. Quer dizer, tudo fica mais fácil.
O duro é ficar a mercê de confrontos políticos considerados “melindres”. O governo do estado tem dinheiro de sobra para implantar um AME em Presidente Venceslau e dá para perceber que não o faz simplesmente porque foi uma ideia e promessa do candidato anterior. Inteligente, sagaz e marqueteiro, João Doria poderia tirar o AME da manga da camisa e instalar em Presidente Venceslau, conquistando de cara mais de 120 mil pessoas que vivem no extremo oeste.
Na ida dos vereadores de Presidente Venceslau até São Paulo nesta semana, tivemos a informação de que há possibilidade de que isto venha a acontecer no ano que vem. Tomara que tudo o que vem sendo feito sensibilize as autoridades e tragam maior conforto e menos preocupação na cabeça das pessoas que estiverem, mesmo distantes, passando por triagem para um atendimento público de saúde. Que Venha o AME venceslauense!
11:56:11
Prefeito Duran reivindica recursos para diversos parlamentares e apoio para abrtura do frigorífico ao deputado Fausto Pinato

Em Brasília esta semana, depois de encontro em São Paulo na Secretaria de Saúde, onde cobrou agilidade para instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o prefeito Jorge Duran cumpriu extensa agenda na capital federal.
Na agenda com o presidente da Comissão de Agricultura, o deputado federal Fausto Pinato, Duran tratou sobre diversos assuntos e, em especial, intervenção junto ao Ministério da Agricultura para andamento da liberação do Frigorífico Kamar Foods.
“O deputado Pinato é da Comissão de Agricultura da Câmara Federal e acreditamos muito no apoio dele. Falamos da importância da abertura do frigorífico para a cidade e região. Ele ficou sensibilizado e teremos, com certeza, a intervenção dele no Ministério em favor do Kamar”.
Visitou diversos gabinetes e fez reivindicações para o município, como na agenda com o deputado federal Roberto de Lucena. Encontrou também o senador Álvaro Dias, o deputado Geninho, Marcos Pereira e deputado Enrico. “Solicitamos emendas para o município”.
“O deputado Roberto de Lucena, que está intervindo junto ao governo do Estado em apoio à instalação do AME em Venceslau também nos acompanhou em audiências em Brasília. Pedimos apoio também dos deputados Geninho e Enrico”, comentou.
Duran também foi recebido no gabinete do senador Major Olímpio. “Temos algumas pendências em Ministérios e pedimos apoio para que sejam liberadas. São recursos já certos e que esperamos apenas a liberação. O Major Olímpio vai nos apoiar nisso”.
Em audiência agendada pelo senador Olimpio e deputado federal Coronel Tadeu, Duran também esteve no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Fomos muito bem recebidos e as coisas caminharam bem, razão pela qual agradeço o apoio do Major Olímpio e do Coronel Tadeu”, finalizou.
Vagas de Emprego para Presidente Venceslau
11:50:02
Últimas notícias
R$ 1,1 trilhão
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou hoje (10) que os três leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) programados para outubro e novembro devem gerar R$ 1,1 trilhão em investimentos no país, além dos mais de R$ 100 bilhões a serem arrecadados com os bônus de assinatura dos contratos. (Agência Brasil)
Recorde na produção de grãos
O 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que a produção brasileira está estimada em 245,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,6%, ou seja, 3,9 milhões de toneladas a mais em relação à safra 2018/2019; um recorde. (Agência Brasil)
11:05:04
Terras indígenas na Amazônia têm maior número de queimadas desde 2011; focos dobram em relação a 2018
O número de focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em terras indígenas (TIs) nos nove primeiros meses deste ano é o maior desde 2011 e representa o dobro do que foi verificado no ano passado.
Foram 5.242 pontos flagrados pelos satélites em áreas demarcadas na Amazônia neste ano, contra 2.680 contabilizados no mesmo período de 2011 e 2.544 em 2018. O recorde da década ocorreu em 2010, com 7.451 pontos de queimadas em áreas indígenas.
G1
11:00:03
Casal de médicos com casamento marcado morre em acidente
Um casal de médicos que planejava um casamento para março do próximo ano morreu em um grave acidente na tarde de quarta-feira em São Carlos, a 247 km da capital de São Paulo. Abner Brito Santos Donato, 31, e a noiva, Fernanda Coimbra Pacheco, 31, retornavam para casa em Ribeirão, na Rodovia Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318).
O veículo, conduzido por Abner, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão. O impacto foi tanto que o motor e as rodas do carro foram arremessados a 100 metros do local. O carro ficou destruído e o casal morreu no local.
O boletim de ocorrência registrado pela Polícia Rodoviária registram que chovia no momento do acidente. O motorista do caminhão disse em depoimento à polícia que tentou frear para evitar a colisão, mas não conseguiu. A frente do caminhão também ficou danificada.
O acidente foi registrado no início de uma curva leve e a pista estava escorregadia por causa da chuva.
A causa exata do acidente será investigada.
Os dois médicos trabalhavam em São Carlos. As respectivas instituições divulgaram nota lamentando o acidente.
“Dra. Fernanda era uma médica exemplar, muito querida pelos colegas de trabalho e pacientes e, prestava seus serviços juntos ao AME São Carlos desde o início das atividades em março de 2018”, diz o comunicado da Ambulatório Médico de Especialidades. Fernanda era neurologista e natural de Cornélio Procópio, no Paraná.
“A perda de profissionais talentosos, que sempre distribuíram atenção e bom ânimo a todos que desfrutaram de suas presenças, sem dúvida alguma, nos deixa perplexos e enlutados.” Abner era natural da Bahia e especializado em medicina nuclear. Ele tinha uma clínica em Guanambi, na Bahia. Em São Carlos, trabalhava na clínica e no Hospital Amaral Carvalho em Jaú.
O corpo dele será sepultado em Guanambi (BA). Já o de Fernanda será em sua cidade natal, no Paraná.
O Dia
10:55:02
Sem os suspensos Ganso e Yuri, Flu amplia sua lista de desfalques contra o Bahia
Punidos com o terceiro cartão amarelo no empate por 0 a 0 com o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, o volante Yuri e o meia Paulo Henrique Ganso vão desfalcar o Fluminense contra o Bahia, neste sábado, às 19 horas, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com as duas baixas por suspensão, o time carioca ampliou a sua lista de desfalques para encarar o Bahia. Antes do jogo diante do Cruzeiro, o técnico Marcão já sabia que não poderia contar no final de semana com o lateral-esquerdo Caio Henrique e o volante Allan, convocados para a seleção brasileira olímpica, e o atacante Marcos Paulo, chamado para defender o time sub-17 do Brasil que se prepara para disputar o Mundial da categoria. Para completar, o lateral Mascarenhas, o zagueiro Matheus Ferraz e atacante Pablo Dyego estão entregues ao departamento médico.
No duelo de quarta-feira em Belo Horizonte, Yuri chegou até a ser expulso após deixar o pé no peito no cruzeirense Jadson no final do primeiro tempo, mas o juiz Jean Pierre Gonçalves Lima acabou anulando o cartão vermelho e o substituindo por um amarelo após revisar o lance com o VAR (arbitragem de vídeo) depois de reclamações dos atletas tricolores.
Com o empate em Minas, o Fluminense se distanciou um pouco mais da zona de rebaixamento do Brasileirão ao chegar aos 25 pontos na 15ª colocação. Está três à frente do CSA, que abre a área de risco da tabela ao assumir o 17º lugar com a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, também na noite desta quarta, em Maceió.
IstoÉ
10:50:02
Brasil deverá ter produção recorde de grãos na safra 2019/2020
O 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que a produção brasileira está estimada em 245,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,6%, ou seja, 3,9 milhões de toneladas a mais em relação à safra 2018/2019; um recorde.
O estudo aponta ainda que o milho primeira safra tem produção estimada em 26,3 milhões de toneladas, 2,5% acima à de 2018/19, com um crescimento de 1% na área, totalizando 4,14 milhões hectares.
Estadão Conteúdo
10:45:20
“Adote um Sorriso”, campanha da Polícia Civil
Campanha Adote um Sorriso
Visando a chegada do Dia das Crianças, policiais civis de Presidente Venceslau se uniram em torno da Campanha “Adote um Sorriso”, durante os meses de agosto e setembro. Junto a doações vindas da sociedade, arrecadaram brinquedos e kits de doces.
Distribuição na Terça-feira passada
Os alunos dos períodos da manhã e tarde na terça-feira passada da Escola Professora Artuzina de Oliveira D’Incao, receberam os kits de doces e brinquedos. Estiveram presentes na entrega dos brinquedos, o delegado Sthéfano Rabecini e os policiais Rosária Lopes, Paulo Tozato, Vanessa Sonoda, Eddy Mara de Oliveira e a colaboradora Maria Helena Freitas.
Ótima iniciativa
Excelente a iniciativa da Policia Civil, demonstrando estar ligada nas questões sociais que envolvem a sociedade. As crianças ficaram felizes.
10:38:23
Tempo em PV

Tempo em Presidente Venceslau nesta manhã de 10 de outubro de 2019, Quinta-feira. A temperatura é de 30,6°. Máxima prevista de 36°. Não chove. O sol nasceu às 5h58 e se põe às 18h27. Umidade relativa do ar em 46%; Vento leste de 19 km/h. Visibilidade de 16,1 km. Índice UV 8.
Hoje é Dia de São Daniel Comboni e Dia Mundial da Saúde Mental.
10:22:02
Tapando buracos

Há muitos anos, abriram valas no meio da rua para enterrar canos. Os buracos ficaram, os canos não foram ligados e o estrago ficou feito bem no meio da via. Agora os funcionários da prefeitura estão aos poucos fechando as fendas com asfalto novo. Hoje estão trabalhando na Rua Araribóia, proximidades do Supermercado Ulian.
10:10:10
IGP-M acumula inflação de 3,16% em 12 meses
O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, teve inflação de 0,68% na primeira prévia de outubro. A taxa é maior que a registrada na primeira prévia de setembro, quando houve deflação (queda de preços) de 0,60%. A informação foi divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com o resultado da prévia de outubro, o IGP-M acumula inflação de 4,8% no ano e de 3,16% em 12 meses.
A alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que teve inflação de 1,02% em outubro ante uma deflação de 0,95% no mês anterior.
O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, teve uma deflação menos intensa em outubro (-0,01%) do que em setembro (-0,09%).
Agência Brasil
10:00:02
Organização Presidente
Só com o Plano de Assistência Familiar da Organização Presidente você e sua família tem a garantia da melhor Assistência em um dos piores momentos da sua vida.
Adquira já o seu e faça parte de nossos clientes satisfeitos!
ORGANIZAÇÃO PRESIDENTE
☎(18)3271-1500
Acesse nosso site:
www.organizacaopresidente.com.br
Siga nosso Instagram e curta nosso Facebook: @organizacaopresidente
Ganhador do Nobel em 2019 já pediu ‘abolição’ do prêmio
O escritor austríaco Peter Handke, vencedor do Nobel de Literatura em 2019, já defendeu a “abolição” do prêmio, que, segundo ele, não “contribui em nada” para a leitura.
As declarações foram dadas em 2014, após a designação do francês Patrick Modiano como vencedor da edição daquele ano. Em entrevista à agência austríaca APA, Handke disse na ocasião que o Nobel provoca uma “falsa canonização” da literatura e não gera “nada de bom”.
“O prêmio Nobel deveria ser finalmente abolido”, afirmou, acrescentando que o único benefício de conquistar a honraria é “um momento de atenção nas páginas dos jornais”. Na época, Handke já era tido como candidato a vencer o prêmio. “Claro que isso te pega, mas te incomoda, e você se incomoda consigo mesmo porque pensa: ‘é uma coisa tão indigna’, e ao mesmo tempo você se torna um pouco indigno”, declarou. Nascido em Griffen, em 6 de dezembro de 1942, o escritor de 76 anos vive atualmente na França e sempre gostou de polêmicas.
Na década de 1990, Handke se posicionou abertamente a favor da Sérvia nos conflitos que determinaram o fim da Iugoslávia e criticou os bombardeios da OTAN no país. Além disso, em 2006, discursou no funeral de Slobodan Milosevic, o ex-presidente iugoslavo acusado de crimes de guerra e contra a humanidade.
Em 2016, recebeu um prêmio literário na Itália e dividiu metade da quantia recebida com as populações afetadas pelos terremotos de 24 de agosto daquele ano. (ANSA)
09:55:02
Jogos que acontecerão hoje
Amistoso
- 9h: Brasil x Senegal
Campeonato Brasileiro
- 19h15: Corinthians x Athletico-PR
- 19h15: Avaí x Vasco
- 20 horas: Flamengo x Atlético-MG
09:50:03
Câmara aprova distribuição de recursos do megaleilão de petróleo
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que define como será a distribuição dos recursos do megaleilão de petróleo. O texto segue para o Senado, onde está prevista a votação para a semana que vem. A votação desta quarta-feira foi simbólica, ou seja, sem o registro eletrônico de como cada deputado votou. Pouco antes de o texto ser aprovado, o plenário da Câmara deu urgência à proposta. O governo espera arrecadar R$ 106,5 bilhões com o leilão do excedente do petróleo que vai ser leiloado em novembro.
Antes da divisão dos recursos com Estados e municípios, será feito o pagamento de R$ 33,6 bilhões pelos investimentos já feitos pela estatal. A divisão do restante ficou da seguinte forma: 15% (R$ 10,95 bilhões) para os municípios seguindo o critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); outros 15% (R$ 10,95 bilhões) para os Estados , mas seguindo duas regras diferentes: dois terços pelo Fundo de Participação dos Estados (FPE) e um terço pela lei Kandir e Fundo de Exportação (FEX).
Terra
09:45:30





























