Ornitólogo encontra rara ave metade macho, metade fêmea

Início » Blog » Ornitólogo encontra rara ave metade macho, metade fêmea
Ornitólogo encontra rara ave metade macho, metade fêmea

Fenômeno incomum já havia sido observado na mesma espécie há mais de cem anos, mas esta é a primeira vez em habitat natural. Outras espécies animais, principalmente insetos, também podem apresentar essa característica.Uma descoberta incomum: um pássaro Chlorophanes spiza, popularmente conhecido como saí-verde ou saí-tucano, com características tanto de macho quanto de fêmea no mesmo corpo, com a parte masculina à direita, e a feminina, à esquerda.

O saí-tucano habita boa parte da América Latina, do sul do México até o sudeste do Brasil, e mede cerca de 13 a 14 centímetros. Machos têm coloração azul-esverdeada, e as fêmeas, verde-grama.

Esta é a primeira vez que o fenômeno é observado em uma ave em seu habitat natural. Há mais de um século, isso já havia sido descoberto na mesma espécie, mas não na natureza – e o pássaro tinha exatamente o padrão oposto, com a parte da fêmea à direita, e a do macho, à esquerda.

O fenômeno, chamado de ginandromorfismo bilateral, leva espécies a terem características masculinas e femininas ao mesmo tempo, e ocorre, por exemplo, quando um óvulo se divide incorretamente e é fertilizado por dois espermatozoides.

A mesma característica já foi também observada em pássaros tentilhões-zebra, mas é mais frequentemente registrada em crustáceos, borboletas e outros insetos. DEUTSCHE WELLE

 

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a