Nova residência romana é descoberta perto do Coliseu

Início » Blog » Nova residência romana é descoberta perto do Coliseu

O Parque Arqueológico do Coliseu anunciou nesta terça-feira (12) a descoberta de uma nova domus – como eram chamadas as casas durante a época romana – entre o Monte Palatino e o Fórum Romano, na capital da Itália.

Segundo as autoridades arqueológicas romanas, a estrutura se divide por vários pisos e foi construída em pelo menos três etapas entre a segunda metade do século II a.C e o final do século I d.C.

A descoberta ocorreu no âmbito de um projeto de estudo e pesquisa que encontrou algumas salas de uma luxuosa domus, da qual estruturas de parede foram escavadas em 2018. A casa existiu exatamente na área onde, na época augusta, foram construídos Hórreos de Agripa, famosos armazéns ao longo do Vico Toscano – estrada comercial que ligava o porto fluvial do Tibre e o Fórum Romano.

A habitação apresenta um átrio-jardim, um ambiente principal, uma sala de banquetes que imita uma gruta e fontes de água. Além da residência, um mosaico “extraordinário” de estilo rústico também foi encontrado.

Composto por diferentes tipos de conchas, azulejos azuis egípcios, vidros preciosos, minúsculas lascas de mármore branco ou outros tipos de pedra, tártaros (isto é, fragmentos de travertino esponjoso) e cretones pozolânicos unidos por argamassa e urdiduras, o mosaico, que é datado de últimas décadas do século II a.C., apresenta uma complexa sequência de cenas figurativas.

“A descoberta de uma nova domus com um ambiente decorado com um mosaico verdadeiramente extraordinário representa um resultado importante que demonstra, mais uma vez, o quanto o Parque Arqueológico do Coliseu e o Ministério da Cultura estão constantemente empenhados na promoção da investigação, do conhecimento, da proteção e da valorização do nosso extraordinário patrimônio cultural”, declarou o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.   IstoÉ

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a