Nova leva de brasileiros repatriados de Gaza chega ao Brasil

Início » Blog » Nova leva de brasileiros repatriados de Gaza chega ao Brasil
Nova leva de brasileiros repatriados de Gaza chega ao Brasil

Grupo é formado por 48 pessoas – 11 possuem cidadania brasileira e 37 são membros de suas famílias. Entre os repatriados, estão 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, sendo duas idosas, e quatro homens adultos.Um novo grupo de brasileiros vindos da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11/12), em mais um voo da operação do governo federal para repatriar cidadãos do Brasil e seus familiares que estão na zona de conflito no Oriente Médio.

O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, no Egito, na noite domingo e pousou na Base Aérea de Brasília às 03h47, horário local, após um voo de 15 horas de duração. Os repatriados foram recebidos por autoridades brasileiras.

O grupo é composto por 48 pessoas, das quais 11 possuem cidadania brasileira, além de 37 palestinos que são membros das de suas famílias. No total, são 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, sendo duas idosas, e quatro homens adultos.

A filha de uma das integrantes do grupo de repatriados, uma jovem de 22 anos que já estava no Egito, se juntou ao grupo no Cairo.

Após uma longa espera, os brasileiros receberam no sábado a autorização para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito, no último sábado. De lá, eles seguiram de ônibus até a capital egípcia, onde foram recebidos por diplomatas brasileiros e embarcaram para o Brasil.

O secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, disse que o grupo deve permanecer em Brasília por um período de dois a três dias.

“Situação é terrível, você dorme sem saber se vai acordar”

“A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de estabelecer contato com familiares e parentes e a questão da documentação. Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento e alimentação. Um suporte para reconstituírem a trajetória, já que vêm de uma situação bastante complexa”, explicou Quintão. DEUTSCHE WELLE

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a