Jogador brasileiro é resgatado em Dubai após ser alvo de ‘convite falso para jogar futebol’

Início » Blog » Jogador brasileiro é resgatado em Dubai após ser alvo de ‘convite falso para jogar futebol’
Jogador brasileiro é resgatado em Dubai após ser alvo de ‘convite falso para jogar futebol’

Moisés Santana Brisola, jovem jogador de futebol, de 20 anos, precisou ser resgatado pela Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos. O rapaz alega que recebeu um falso convite para jogar futebol profissionalmente em Dubai, durante o ano de 2022. O empresário teria prometido “uma vida de sheik, com carro e casa”, porém a realidade foi bem diferente.

O Brasileiro natural de Porto Alegre, retornou à capital gaúcha nesta terça-feira. Em entrevista concedida à “RBS TV”, afiliada da TV Globo, o jovem relatou o ocorrido. De acordo com ele, em julho de 2022, um empresário o ofereceu a oportunidade de jogar profissionalmente em Dubai, porém chegando na cidade do Emirado Árabes Unidos, um teste foi realizado e o atleta dispensado sem maiores explicações e sem contrato.

– Realmente existia o clube, mas a casa, o carro, nada existia – disse Moisés.

Após perceber o possível golpe, o jovem se viu em um país diferente, onde não dominava o idioma e longe de casa. Sem dinheiro, Moisés foi convidado por outro empresário para trabalhar em uma fábrica de plástico. Lá o jovem alega ter se submetido a uma jornada de trabalho abusiva, chegando às 15h e sem receber por isso.

Ao saber do ocorrido, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou um documento ao governo dos Emirados Árabes sobre o assunto. Nele, consta a denúncia do jovem que afirma ter tido restrição de liberdade, trabalho sem pagamento  e sem acesso ao celular, que teria ficado sob o controle de pessoas que o empregaram na fábrica. O auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego Joel Darci afirmou que o caso já está sendo estudado.

– Aparentemente existe uma rede, que pode ser que seja no Brasil, ou só um ramo no país. Eles levam esses trabalhadores para lá, com a promessa de serem jogadores de futebol ou até modelos e são utilizados para trabalhar depois – explicou.

Assim que desembarcou no Brasil, Moisés prestou depoimento à Polícia Federal. Uma investigação foi aberta nesta terça-feira para poder analisar e investigar o caso específico do rapaz. As autoridades estudam se houve mesmo crime de tráfico internacional de pessoas.

Lance
10:50:03

Agropecuária-COnfiança-1