Governo começa a emitir nova carteira de identidade sem parte das mudanças prometidas

Início » Blog » Governo começa a emitir nova carteira de identidade sem parte das mudanças prometidas
Catorze estados  já estão emitindo a nova CIN
Catorze estados já estão emitindo a nova CIN REPRODUÇÃO/SERPRO

O governo federal começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesta segunda-feira (4), sem algumas das mudanças prometidas. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada ao R7 pelo Ministério da Inovação e Gestão em Serviços Públicos.

De acordo com a pasta, o novo documento está sendo impresso em 13 estados do país e no Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. As demais regiões têm até o dia 11 de janeiro para iniciar a emissão.

A principal mudança na CIN é a ausência do RG (Registro Geral), mas que ainda valerá até 2032. A partir dessa data, apenas o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) será considerado identificação geral, única e válida para todo o país.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado. A renovação não é obrigatória, e a substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032. R7

 

Agropecuária-COnfiança-1