França prende centenas em protestos contra violência policial

Início » Blog » França prende centenas em protestos contra violência policial
Segundo governo, foram realizadas 667 detenções na terceira noite seguida de distúrbios no país após um adolescente de origem norte-africana ser morto por um policial

O presidente da França, Emmanuel Macron, convocou mais um reunião de emergência de seu governo em meio a uma onda de protestos violentos após um jovem ser morto a tiro por um policial. Pelo menos 667 pessoas foram detidas nesta quinta-feira, na terceira noite seguida de distúrbios, informou nesta sexta-feira (30/06) o ministro francês do Interior, Gerald Darmanin.

Em várias cidades do país foram registrados novos confrontos entre manifestantes e forças de segurança. Centenas de policiais ficaram feridos, segundo as autoridades. A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, falou de uma violência “intolerável e indesculpável”. Ela reafirmou seu apoio aos policiais e bombeiros que “cumpriram bravamente seu dever”.

Cerca de 40 mil policiais foram mobilizados em todo o país para conter a onda de violência. Em várias cidades francesas, edifícios e veículos foram incendiados, vitrines foram quebradas e ônibus foram depredados.

Devido à nova reunião de crise desta sexta-feira, Macron deve encurtar sua participação na cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas. Até agora, o presidente francês descartou declarar estado de emergência por causa dos distúrbios. A partir de domingo, ele deve fazer uma visita de Estado à Alemanha.

DEUTSCHE WELLE

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a