Fatores sociais e estruturais empurram mulheres para cesarianas

Início » Blog » Fatores sociais e estruturais empurram mulheres para cesarianas
Rio de Janeiro - Famílias realizam ato pela humanização do parto em frente à maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMA), no centro da cidade, para chamar atenção para a humanização do parto e apoiar profissionais de saúde e
© Agencia Brasil/Tânia Rêgo

Uma pesquisa divulgada pelo Unicef aponta que a alta taxa de cesarianas no Brasil é influenciada por fatores psicológicos, sociais e estruturais, e não apenas por uma escolha individual das gestantes. Atualmente, mais de 60% dos partos no país são realizados por cesariana, índice que chega perto de 90% na rede privada.

Segundo o estudo, muitas mulheres iniciam a gravidez desejando o parto normal, mas acabam optando pela cirurgia por medo da dor, influência de relatos negativos e dificuldades no acesso a informações e assistência adequada. A pesquisa também destaca que a falta de rede de apoio e o desejo de realizar laqueadura influenciam a decisão, especialmente entre usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Unicef, ampliar o acesso à informação de qualidade e garantir um atendimento humanizado são medidas essenciais para que as gestantes possam decidir sobre a forma de parto de maneira consciente e segura. G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HOTEL ARLEI banner ia
Restaurante Arlei
PADARIA SALUSTIANO anúncio de entrada
16. Farmais
26-06 -Planos E
7. Vale
Otica Canto do olho ia
8. Agropecuaria-Confiante
9. JV-MOTORS-vermelho
11. interação
12. todo-dia
19. Edcar
art
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
a5d5d742-7f04-4a02-aeab-e928aaeb1ba5
Sonic tela ia
BETOMIX-ia
Cooperótica
Hidrocalhas
pizzaria tremendão
quitanda
77ac6ac0-9338-40d8-a882-a781b93d4485
SM-ARTEFATOS-DE-CIMENTO-entrada
triunfal.png
Blog do Toninho redes sociais ia