EUA e Israel lançam ataque coordenado contra o Irã; Teerã reage com mísseis

Início » Blog » EUA e Israel lançam ataque coordenado contra o Irã; Teerã reage com mísseis

Os Estados Unidos e Israel lançaram hoje um ataque coordenado contra o Irã, que declarou ter retaliado atacando bases militares americanas no Oriente Médio.

A ação foi confirmada por autoridades dos dois países. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o objetivo da ação era defender o povo americano. Já o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou estado de emergência em todo o território nacional.

Um ataque teria ocorrido perto dos escritórios do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Ele não estava em Teerã, pois tinha sido transferido para um local seguro, informou uma fonte à agência Reuters. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que Khamenei está vivo “até onde eu sei”. A imprensa estatal do Irã informou que o presidente Masoud Pezeshkian está em segurança

Autoridades iranianas morreram, segundo agências de notícias. O comandante da Guarda Revolucionária do Irã, general Mohammad Pakpour, e o ministro da Defesa iraniano, Amir Nasirzadeh, foram mortos durante os bombardeios israelenses, segundo a Reuters. Autoridades de Israel também sustentam que ambos morreram. Sem citar nome, Araghchi disse que dois comandantes morreram nas ações, mas que os funcionários de alto escalão sobreviveram.

Explosões também foram ouvidas em outras quatro cidades do Irã (Isfahan, Qom, Karaj, Kermanshah). As autoridades suspenderam o tráfego aéreo no país, enquanto serviços de telefonia e internet apresentam falhas graves, segundo jornalistas locais.

Um ataque de Israel deixou mais de 50 mortos em uma escola no sul do Irã, segundo a imprensa local. Meninas teriam sido mortas durante o ataque aéreo contra uma escola primária no sul do país à medida que o conflito se intensifica.

Em resposta ao ataque, forças iranianas lançaram mísseis contra Israel, que imediatamente fechou o espaço aéreo e declarou estado de emergência. Sirenes de alerta soaram no norte do país, embora não haja relatos de danos. Por precaução, escolas e prédios públicos em Jerusalém permanecerão fechados até a tarde de segunda-feira.

A Força Aérea de Israel informou que interceptou mísseis do Irã. Israel detectou o ataque após tomar medidas de segurança contra possíveis retaliações. “Neste momento, a Força Aérea está trabalhando para interceptar e atacar as ameaças”, informaram as Forças Armadas israelenses. UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

arlei
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias