Estudo aponta desigualdade no acesso a tratamento de câncer de pulmão entre SUS e rede privada

Início » Blog » Estudo aponta desigualdade no acesso a tratamento de câncer de pulmão entre SUS e rede privada
 — Foto: Freepik
— Foto: Freepik

Dois estudos do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) revelaram uma grande diferença no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de pulmão com alteração genética no gene ALK entre pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada.

Segundo as pesquisas, menos da metade dos médicos do SUS têm acesso regular ao exame que identifica a alteração genética, enquanto na rede privada esse índice chega a 94%. Além disso, pacientes da rede pública enfrentam maior dificuldade para receber medicamentos de terapia-alvo, considerados mais eficazes que a quimioterapia para esse tipo de tumor.

Os estudos também apontam diferença nos resultados do tratamento. Três anos após o diagnóstico, 87% dos pacientes da rede privada permaneciam vivos, contra 61% dos atendidos pelo SUS. O tempo médio sem progressão da doença também foi maior na rede privada: 40 meses, ante 11 meses no sistema público.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que passará a disponibilizar, de forma gradual a partir de outubro, 23 novos medicamentos oncológicos de alto custo pelo SUS, incluindo tratamentos para câncer de pulmão, com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir a fila de pacientes atendidos. G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11. interação
Blog do Toninho revista eletrônica
Roncolato
triunfal.png
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
HOTEL ARLEI banner ia
1. Interplan
Cooperótica
BETOMIX-ia
Agropecuária Confiante
14. iNTELL-soLAR
12. todo-dia
quitanda
9. JV-MOTORS-vermelho
Blog do Toninho redes sociais ia
7. Vale