Descoberta de fóssil de feto de preguiça gigante encontrado em Minas Gerais é divulgada

Início » Blog » Descoberta de fóssil de feto de preguiça gigante encontrado em Minas Gerais é divulgada
Imagem do fóssil foi retratada digitalmente — Foto: Arquivo pessoal
Imagem do fóssil foi retratada digitalmente — Foto: Arquivo pessoal

Há 40 anos, um fóssil de um feto de uma preguiça gigante foi encontrado na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, na Região central de Minas Gerais. Mas só agora essa descoberta foi divulgada. A ossada da mãe, prenha do filhote, também foi encontrada em bom estado.

“Há anos descobri um esqueleto de preguiça extinta. Durante a escavação, a grande surpresa: era uma fêmea e com o feto. Isso é um achado mais do que raro, é raríssimo”, disse o professor Cástor Cartelle Guerra, pesquisador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e doutor em Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pesquisa começou a ser feita há 40 anos, mas só agora o pesquisador conseguiu concluir todo o material. A descoberta será divulgada oficialmente em publicações científicas. Segundo Cástor, esta é a primeira vez que um registro como este é feito no Brasil.

“A preservação do feto é extraordinária, melhor que o da mãe”, conta o professor. A mãe media cerca de seis metros, já o feto tinha cerca de 25 centímetros”, completou.

G1

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a