De problema familiar a tráfico humano: saiba as principais causas de desaparecimentos no Brasil

Início » Blog » De problema familiar a tráfico humano: saiba as principais causas de desaparecimentos no Brasil

No ano passado, o Brasil registrou 74.061 desaparecimentos, ou seja: 203 pessoas sumiram em média por dia, conforme os dados recentes do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Fatores como problemas familiares, distúrbios mentais, envolvimento com drogas, assassinatos e tráfico humano são citados por investigadores e especialistas como as principais causas desses desaparecimentos.

Raquel Gallinati, delegada e diretora da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia) do Brasil, considera esses sumiços sem resposta uma “complexa teia de circunstâncias que contribui para o cenário preocupante”, uma vez que os motivos variam de pessoa para pessoa. Mas entendê-los, ela ressalta, é crucial para obter soluções.

O desaparecimento voluntário ocorre em torno de 70% dos casos, diz o produtor audiovisual Anderson Jesus, responsável pelo canal Desaparecidos, no YouTube — que já divulgou centenas de casos em todo o Brasil e tem ajudado familiares.

As motivações, por sua vez, variam de conflitos com pai e mãe a juramento de morte, seja por dívida, seja briga entre facções. Apesar de o desaparecimento voluntário estar entre as principais causas, Anderson Jesus ressalta que são esses os casos que têm a maior taxa de resolução.

“É o pai que formou família em outro lugar e abandona a que já tem sem mais nem menos. Aí os filhos, a mulher ficam preocupados, o procuram e depois descobrem que ele quis ir embora. Ou casos em que os pais não deixam a filha se relacionar com certa pessoa, e ela decide fugir”, detalha.

Outro fator representativo de sumiços de pessoas no Brasil é a saúde. Indivíduos diagnosticados com distúrbios mentais, como esquizofrenia, Alzheimer e autismo, tendem a desenvolver mania de perseguição e fogem.

Há ainda os casos de poriomania, que é uma obsessão doentia por andar. Em alguns deles, os pacientes andam até não serem mais encontrados e não conseguem voltar para casa.

vício em drogas também entra no tópico da saúde. Às vezes, a pessoa deseja sumir sem avisar, para não gerar problemas à família.

Assassinatos e tráfico de pessoas

“São pessoas mortas por facções, ou até mesmo pela polícia, e ninguém sabe”, explica Anderson Jesus. Nessas situações, os corpos das vítimas podem não ser localizados nunca mais — alguns são enterrados pelo assassino ou vão parar em valas comuns como indigentes.

Já o tráfico de pessoas ocorre majoritariamente com crianças e “visa à exploração sexual, ao trabalho escravo e ao tráfico de órgãos”, informa a diretora da Adepol Brasil.

A criação de cadastros nacionais e internacionais mais eficientes para pessoas desaparecidas poderia ser um instrumento valioso para encontrá-las, diz Raquel Gallinati. R7

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a