Crise migratória na fronteira com México enfraquece governo de Joe Biden

Início » Blog » Crise migratória na fronteira com México enfraquece governo de Joe Biden

A chegada de milhares de migrantes procedentes do México todos os dias pressiona os estados e a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, uma crise que expõe o governo do democrata Joe Biden a críticas de seus adversários republicanos.

Nas últimas semanas, a Patrulha de Fronteira contabilizou cerca de 10 mil cruzamentos por dia, um ritmo mais intenso do que nos meses anteriores.

Mais de 2,4 milhões de migrantes foram interceptados por via terrestre entre outubro de 2022 e setembro de 2023, um fluxo também superior em relação a anos anteriores.

Desde terça-feira, as ferrovias das pontes Eagle Pass e El Paso, no Texas, estão fechadas, devido a um “ressurgimento” de entradas ilegais de migrantes em trens de carga.

Na Eagle Pass, o tráfego de veículos está novamente suspenso desde o início do mês, assim como em uma passagem no Arizona e outra na Califórnia. Os agentes de patrulha de fronteira garantem que estão tendo de redistribuir seu pessoal para concentrá-lo na interceptação e no registro de migrantes.

Após acusar o presidente Biden de “omissão deliberada” ante a situação, o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, sancionou nesta segunda-feira uma polêmica lei que criminaliza as entradas clandestinas em seu estado. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a