Clóvis Moré escreve ….

Início » Blog » Clóvis Moré escreve ….

PREFEITURAS INEFICIENTES PREJUDICAM CIDADÃOS


Os dias de hoje, com a chamada “quarentena “, as poucas vezes que andamos pela cidade, notamos a diferença de atuação do poder público municipal, com os de antigamente. Na nossa opinião – “antigamente era melhor e muito melhor”.

A cidade era mais limpa, bem cuidada, os funcionários da limpeza eram uniformizados e as ruas estavam sempre varridas. Não havia tanta sujeira, restos de árvores, folhas, mato, areia pelas calçadas, que eram transitáveis.

A iluminação, apesar das lâmpadas serem incandescentes, era mais ampla, atingindo uma área maior para quem andasse pela noite. As praças bem cuidadas, capinadas, bancos mais limpos e notava-se que havia a preocupação de manter a limpeza, pelos logradouros públicos. As pedras do calçamento, quadradas, bem feitas, encaixadas com betume, davam uma sensação de zelo e segurança por quem trafegava por elas..

Havia uma onipresença da Prefeitura em tudo que havia na cidade, desde as ruas que não eram pavimentadas, até as estradas vicinais de terra batida. Um sentido de comunidade era dominante e o morador sentia prazer em morar na cidade e dar seu palpite se o prefeito era “bom ou não”. Até brigava por ele.

0 vice-prefeito e os vereadores não ganhavam, mas reivindicavam em troca do voto e em favor da população. Os empreendimentos educacionais, beneficentes, recreativos, esportivos tinham sempre a ajuda financeira dos que podiam auxiliar e assim nasceram Santa Casa, clubes de serviço, de futebol, escolas e tudo que pudesse ser bom para Presidente Venceslau. Os comissionamentos eram poucos e muitos diretores trabalhavam gratuitamente, colaborando para que não houvesse tanta gente “pendurada” na folha de pagamento.

0 calçamento, as pontes, as estradas eram feitas e zeladas pelos próprios funcionários, que tinham seus chefes de turma, que se notabilizavam pela eficiência e presteza.

A imprensa, sem verbas, exercia sua função e ficaram célebres os embates entre jornalistas da antiga ZYH-7 AM – com chefes de executivo, só na base da oratória e retórica, sem processos judiciais, que iriam prejudicar a folha corrida dos conflitantes.

Antigamente….ah…antigamente….os políticos eram diferentes. Faziam seus conchavos, mas não corrompiam, não roubavam, amavam o povo.


CLÓVIS MORÉ
Jornalista

10:49:23

3 respostas

  1. Sr. Clóvis, me permita a ousadia de acrescentar ao seu ótimo texto as seguintes palavras: …..antigamente os veículos de imprensa e seus jornalistas também eram diferentes, eram muito melhor, se importavam e eram comprometidos com o futuro do país e de seu povo, não estavam preocupados apenas com as benesses (muitas verbas publicitárias) que os governos poderiam lhes render. Pense nisso Sr. Clóvis Moré.

  2. Sr. Toninho Moré, parabenizo o grande cidadão venceslauense, Sr. Clóvis Moré pelo excelente texto (saudosista na forma mais pura de amor e franqueza, bem escrito).
    Gostaria de propor uma proposta de matéria jornalistica, que é o trabalho dos dois irmãos. Faça uma pergunta a cada Vereador(a), bem como os candidatos que estão surgindo: “Você abriria mão do subsídio do cargo? Por qual razão?”.

    Vamos fazer esse desafio de cidadania!
    Abraços!

  3. Parabéns jornalista Clóvis Moré pelo excelente texto, que demonstrou uma realidade saudosista que hoje infelizmente não existe, longe de qualquer critica aos atuais governantes de nossa Querida cidade, mas como era prazeroso ver todos unidos por um mesmo ideal para engrandecer a nossa cidade…. que bom seria se a mensagem desse texto voltasse a ser colocada em prática…. (por favor deixem as paixões politicas de lado)…..só existe uma jeito: TODOS UNIDOS POR VENCESLAU……

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a