Cerca de 2,5 milhões de refugiados precisarão ser reassentados em 2026

Início » Blog » Cerca de 2,5 milhões de refugiados precisarão ser reassentados em 2026

Cerca de 2,5 milhões de refugiados precisarão de reassentamento no próximo ano, número que foi reduzido pelo retorno voluntário de sírios a seu país, informou a ONU nesta terça-feira (24).

Este anúncio é feito no momento em que os Estados Unidos suspenderam seu programa de reassentamento de refugiados em seu território.

O reassentamento é um procedimento específico e raro que envolve a transferência de refugiados de um país considerado de primeiro asilo para outro Estado que concorde em acolhê-los e, eventualmente, conceder-lhes residência permanente.

“Embora o número permaneça alto, as necessidades anuais de reassentamento diminuíram de 2,9 milhões neste ano para 2,5 milhões no próximo, mesmo que o número de refugiados em todo o mundo continue a aumentar”, disse Shabia Mantoo, porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), durante a apresentação dos dados.

A redução se deve principalmente à evolução da situação na Síria, que permitiram retornos voluntários, segundo um comunicado da Acnur. AFP

 

arlei
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias