Cebola tem maior inflação para novembro desde o início do Plano Real

Início » Blog » Cebola tem maior inflação para novembro desde o início do Plano Real
Fotos: Wenderson Araujo

Os preços da cebola subiram 26,59% no Brasil em novembro, apontam dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com diferentes meses da série histórica, trata-se da maior inflação do produto em três anos e meio, desde maio de 2020. À época, marcada pelo início da pandemia, os preços da cebola haviam subido 30,08%.

Considerando somente os meses de novembro, a alta de 26,59% é a maior do alimento desde 1993 (37,81%), quando o Plano Real nem havia entrado em vigor. A moeda passou a circular em julho de 1994 como parte de uma iniciativa para combater a hiperinflação no Brasil.

A exemplo de outros de alimentos pesquisados no IPCA, a cebola também ficou mais cara em novembro deste ano devido aos impactos de fenômenos climáticos extremos, segundo o IBGE.

“As regiões produtoras de cebola no Nordeste sofreram com o calor, enquanto as regiões produtoras de cebola no Sul sofreram com as fortes chuvas. Isso influenciou a oferta e se refletiu nos preços”, disse André Almeida, gerente da pesquisa do IPCA.

Ao subir 26,59%, o alimento teve a maior variação entre os 377 subitens (bens e serviços) que compõem o índice oficial de inflação. Individualmente, a cebola gerou um impacto de 0,04 ponto percentual no IPCA de novembro, que acelerou a 0,28% em termos gerais.

A contribuição da cebola foi a mesma da energia elétrica residencial (0,04 ponto percentual). Só ficou atrás dos impactos de emplacamentos e licença (0,05 ponto percentual) e passagens aéreas (0,14 ponto percentual). JBr

 

arlei
Blog do Toninho propaganda do blog
Agropecuária Confiante
iNTELL soLAR
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias