Candidato da esquerda Petro vai ao 2º turno contra empresário Hernández na Colômbia

Início » Blog » Candidato da esquerda Petro vai ao 2º turno contra empresário Hernández na Colômbia
Candidato de esquerda à Presidência da Colômbia Gustavo Petro comemora com apoiadores em Bogotá após primeiro turno do pleito

O candidato da esquerda Gustavo Petro venceu o primeiro turno da eleição presidencial da Colômbia no domingo e enfrentará um adversário surpreendente, o empresário Rodolfo Hernández, no segundo turno em 19 de junho.

Petro, ex-membro do movimento guerrilheiro M-19 que prometeu profundas mudanças econômicas e sociais, teve 40,3% dos votos, segundo os registros oficiais, com 99,9% das urnas apuradas.

Hernández, ex-prefeito de Bucaramanga que prometeu combater a corrupção mesmo sendo investigado por irregularidades, obteve 28,2%.

Pesquisas antes do primeiro turno mostraram que Hernández –que agora tem o apoio do terceiro colocado Federico Gutiérrez e provavelmente de muitos de seus apoiadores– ficaria apenas alguns pontos atrás de Petro no segundo turno.

Petro, um ex-prefeito de Bogotá de 62 anos, sempre liderou pesquisas de opinião com promessas de redistribuir pensões, oferecer universidade pública gratuita e começar a mudar o que ele diz serem séculos de profunda desigualdade.

“O que não está em dúvida hoje é a mudança”, disse Petro a apoiadores no centro de Bogotá. “Agora é ver o que faremos com a Colômbia, o que a sociedade colombiana quer para seu próprio país.”

Reuters
10:20:03

11. interação
Blog do Toninho revista eletrônica
Roncolato
triunfal.png
40956668-3505-4ab0-9eb2-00381f8e1a13
HOTEL ARLEI banner ia
1. Interplan
Cooperótica
BETOMIX-ia
Agropecuária Confiante
14. iNTELL-soLAR
12. todo-dia
quitanda
9. JV-MOTORS-vermelho
Blog do Toninho redes sociais ia
7. Vale