Buraco Negro é registrado pela primeira vez expelindo um jato misterioso

Início » Blog » Buraco Negro é registrado pela primeira vez expelindo um jato misterioso
REPRODUÇÃO/TWITTER/@ESO

Cientistas capturaram pela primeira vez na história o momento em que um buraco negro supermassivo expeliu um jato misterioso que saía praticamente na velocidade da luz. O fenômeno aconteceu no centro da galáxia Messier 87, localizada na constelação de Virgem, a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra.

A imagem, publicada em 26 de abril deste ano, mostra o processo chamado de acreção, no qual a “explosão” se conecta com a matéria que gira em torno do buraco negro até ser sugada para dentro dele.

O registro foi feito graças a um estudo de uma equipe internacional de astrônomos e físicos liderada pelo Dr. Lu Rusen do Observatório Astronômico de Xangai (SHAO) da Academia Chinesa de Ciências.

“Anteriormente, tínhamos visto o buraco negro e o jato em imagens separadas, mas agora tiramos uma foto panorâmica do buraco negro junto com seu jato em um novo comprimento de onda”, afirmou Rusen.

Kazuhiro Hada, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, disse que as fotos trazem uma nova perspectiva do que acontece em torno de um buraco negro.

“A radiação da região interna próxima ao buraco negro é mais ampla do que esperávamos. Isso pode significar que há mais do que apenas gás caindo. Também pode haver um vento soprando, causando turbulência e caos ao redor do buraco negro”, completou Hada.

R7
10:50:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a