Brasileiro escala 280 metros e se torna o primeiro a subir maior boca de caverna do mundo: ‘tenho medo de altura’

Início » Blog » Brasileiro escala 280 metros e se torna o primeiro a subir maior boca de caverna do mundo: ‘tenho medo de altura’
Brasileiro Felipe Camargo é o primeiro atleta a escalar a maior boca de caverna do mundo — Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

O atleta brasileiro Felipe Camargo, de 31 anos, se tornou a primeira pessoa a escalar a maior boca de caverna do mundo, localizada no Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, o Petar, entre as cidades de Iporanga e Apiaí, no interior de São Paulo. Ao g1, ele contou nesta terça-feira (25) que escalou por 280 metros e que, apesar de ter quase 20 anos na área, tem medo de altura (veja o vídeo acima).

Sem luvas nas mãos, pois atrapalham na escalada, mas com cordas e os demais equipamentos de segurança, ele subiu a Gruta Casa de Pedra no desafio que considera um dos maiores da carreira. “Todo o processo, desde a logística até a execução, que passa pela abertura e limpeza da ‘via’ [área onde escala]. Foi um trabalho maior do que eu esperava. Era isso que eu estava buscando. Penso nesse projeto desde 2016”.

Camargo revelou ter se apaixonado pela escalada aos 10 anos de idade, e entrado em competições a partir dos 13. Apesar de quase duas décadas de experiência no esporte, o atleta não esconde o medo de altura.

“Tenho sim. Falo isso para todo mundo. É que eu confio muito nos equipamentos. Não gosto de estar em um lugar alto ou na beirada de alguma coisa sem eles. Evito isso”, explicou o escalador.

G1
11:00:22

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a